Milhares de baianos e turistas tomaram as ruas do Rio Vermelho desde a manhã desta segunda-feira (2) para homenagear o dia de Iemanjá, a Rainha do Mar. Uma alvorada de fogos anunciou a entrega dos presentes, que podem ser feitas até às 15h30. Depois disso, às 16h, os pescadores realizam uma procissão marítima, onde os cerca de 500 balaios que estão no local desde o sábado (31) serão divididos para depositar os presentes a aproximadamente seis quilômetros da costa, em um ponto chamado "Buraquinho de Iaiá".
Oferendas, presentes e muito agradecimento. Quem sabe bem da importância da Rainha do Mar é o pescador Raíldo do Santos Nascimento. "Muito importante, principalmente para pescador. Pescador depende do mar. Ela está sempre levando e trazendo a gente com segurança, com paz, tranquilidade. Nossa família não fica muito preocupada porque fazemos tudo com segurança", disse ele, que transporta presentes há 20 anos.A ialorixá Dalva Lopes, de 70 anos, também marcou presença na festa. "Iemanjá é mãe, é filha, é tudo minha". Para ela, a festa esse está bem tranquila. "Estou gostando. É a alegria, a paz, e o amor pelo povo", finalizou. Mesmo sob o forte calor do verão baiano, centenas passavam mais de uma hora na fila para colocar seus presentes nos balaios. Depois, eles serão levados pelos pescadores.
Famosos - Os atores Luís Miranda, Regina Casé, Fabiúla Nascimento e Emanuelle Araújo e o apresentador Felipe Andreoli foram algumas das celebridades registradas no Rio Vermelho, saudando Iemanjã. Em entrevista ao iBahia, Luís Miranda aproveitou para fazer um alerta. "A gente está vivendo um problema sério no planeta, que é a falta de água. Eu acho importante render homenagem a essa entidade forte, que é o mar, que são as águas, as energias, que ela se mantenha viva".Neste ano, a organização conta com 252 fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública, mas não haverá fiscalização para exclusividade na venda de cervejas pelos ambulantes. A estrutura para garantir a limpeza da festa conta com 250 agentes, 225 sanitários químicos e 25 banheiros convencionais. Segundo matéria publicada pelo jornal Correio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) apontou um investimento de R$ 110 mil - sete mil a mais do que no ano passado. O valor será pago após a festa.
A Polícia Militar também conta com um esquema diferenciado para esta segunda (2). São 773 policiais fazendo a segurança e apoiando a passagem do presente principal pela multidão. A Polícia Civil será reforçada com 40 servidores no plantão, que funciona das 7h deste domingo (1) até às 19h de amanhã (2). A festa também conta com atrações musicais que se apresentarão no palco da Praça Brigadeiro Faria Rocha, próximo à Companhia da Pizza. A Banda do Rio Vermelho e o Bailinho de Quinta são algumas das atrações. Eventos particulares também ocorrem nos quatro cantos do bairro.A festa de Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de pescadores ofertaram presentes à Iemanjá devido à uma escassez de peixes. De acordo com relatos populares, os peixes voltaram e, depois disso, os pescadores passaram a presentear a orixá como forma de agradecimento, aproveitando para pedir fartura e um mar tranquilo. Vale lembrar quem o sincretismo religioso na Bahia faz com que os adeptos do Candomblé presentearem Iemanjá, mas os católicos vestem-se de branco e se unem aos demais para celebrar Nossa Senhora da Conceição.Fotos: Eli Cruz/iBahia
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade