icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Contra PL 490

Indígenas fazem marcha e trânsito fica congestionado em Salvador

Manifestação reuniu grupo de indígenas na tarde desta quinta-feira (15) na Avenida Paralela, em Salvador

foto autor

Redação iBahia

15/06/2023 às 18:24 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Indígenas fazem marcha e trânsito fica congestionado em Salvador
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um grupo de indígenas realizaram um protesto contra a aprovação da PL 490, mais conhecida como Marco Temporal, na tarde desta quinta-feira (15). O grupo se concentrou na Avenida Paralela, sentido Centro de Salvador, e manifestação causou congestionamentos ao redor do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Veja vídeo:

Reprodução

Segundo informações da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o grupo retornou ao acampamento em frente a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por volta das 18h. O trânsito na região, sentido Centro, já foi liberado, apesar disso , ainda reflete o congestionamento causado pela manifestação, bem como a lentidão comum a esse horário do dia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O marco temporal estabelece que só as terras ocupadas por indígenas até 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal, podem ser demarcadas. Nesta quarta, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento da PL 490 que discute se as demarcações seguirão este critério.


				
					Indígenas fazem marcha e trânsito fica congestionado em Salvador
Foto: Reprodução/Redes sociais

A PL possibilitará que indígenas sejam expulsos das terras que ocupa,. caso não consigam provar que já estavam no local antes de 1988. Além disso, o critério também impossibilita que povos que foram expulsos ou forçados a sair de seus locais de origem voltem para as terras.

No momento, o Projeto de Lei segue para votação no Senado Federal. Na quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou discussões sobre o Marco Temporal, analisando a constitucionalidade da proposta.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Salvador