icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Saiba detalhes

Manutenção na estação de esgoto do Lucaia pausa serviços por 12h

Devido a obra, praias entre o Rio Vermelho e a Barra podem ser atingidas por esgoto

foto autor

Redação iBahia

02/10/2023 às 10:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que realizará serviços de manutenção preventiva na estação de esgoto do Lucaia, no Rio Vermelho, em Salvador.

Os serviços irão acontecer entre às 18h do dia 3 de outubro, na terça-feira, e às 6h do dia 4 de outubro, quarta-feira. Por conta disso, as praias da região do Rio Vermelho até a Barra podem ser afetadas pelo esgoto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


				
					Manutenção na estação de esgoto do Lucaia pausa serviços por 12h
Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo a Embasa, a estação de condicionamento prévio (ECP) do Lucaia vai parar para que seja feita uma inspeção em uma tubulação por onde passa o efluente, que é bombeado para o emissário submarino do Rio Vermelho, e para que seja feita a substituição de equipamentos que estão no final de vida útil. Ao todo, o serviço deve durar em torno de 12 horas.

Regiões afetadas

Segundo informações da Embasa, o serviço social da empresa entrou em contato com pescadores e comunidades em volta das praias do Rio Vermelho até a Barra para alertar e orientar sobre os riscos.

As orientações passadas para população é que as pessoas evitem frequentar as praias desta faixa por, pelo menos 24 horas, tempo para a dissipação do impacto de acordo com resultados obtidos pelo Laboratório Central da Embasa em outras paradas.

Estação Lucaia

A estação do Lucaia faz parte do Sistema de Disposição Oceânica (SDO) do Lucaia e cumpre a função de retirar sólidos grossos, fibras e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado em Salvador.

De acordo com a Embasa, o funcionamento depende da destinação adequada de efluente pelo emissário submarino do Rio Vermelho, tubulação subaquática com quase três quilômetros de extensão que dispersa esgoto condicionado a uma profundidade de 27 metros, sem risco de degradação ambiental da flora e fauna marítimos.

Ainda segundo informações da empresa de saneamento, o SDO do Rio Vermelho tem licença do Ibama para lançar efluente nos oceanos e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Salvador