icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Missas e coral celebram dia de Santo Antônio em Salvador

A 12ª noite da trezena de Santo Antônio ontem, na Igreja do padroeiro na Barra, foi marcada por uma procissão

foto autor

Redação iBahia

13/06/2016 às 9:26 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A 12ª noite da trezena de Santo Antônio ontem, na Igreja do padroeiro na Barra, foi marcada por uma procissão que saiu do Forte de São Diogo para a igreja que fica na Ladeira da Barra. Antes da missa celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, foi realizado um rito militar de entrega da faixa de Oficial do Exército ao santo nascido no final do século XII, em Lisboa. Hoje uma série de missas e apresentação de um coral celebram o dia dele.
Depois de sua morte, em 1231, ganhou condecorações e títulos de honra por inteceder em combates, segundo os próprios militares. No Brasil, chegou a ser nomeado como tenente-coronel por D. João VI. “Santo Antônio já era venerado como um santo militar e ostentava essa faixa, o que se perdeu com o tempo. Pedimos ao exército que a restituísse para mantermos tradição”, afirmou o padre Rogério Barroso, responsável pela paróquia.Veja também: Conheça dez simpatias para pedir um amor a Santo Antônio
“As pessoas estão vindo em grande número à igreja, participando das celebrações e das ações da paróquia”, acrescentou. Há mais de 20 anos, Fernando Freitas se engaja nas festividades da comunidade. “Santo Antônio é forte demais, uma presença muito rica, porque reúne as famílias”, disse o comerciante.
No último sábado, ele recebeu em casa amigos e familiares para louvar o santo. “Esse costume popular deve ser preservado”. Bárbara Rapold, de 14 anos, está acostumada a participar dos festejos desde pequena, com os pais e tios. “Como meu aniversário é na trezena, todo ano acabo comemorando nela. Santo Antônio tem muitas virtudes, a bondade dele é um exemplo para nós”.
Programação de hoje
Na Barra A paróquia de Santo Antônio da Barra tem missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h30, 16h e 19h
OSID O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma) realiza missas às 9h e 16h30
Barbalho Uma procissão acontece a partir das 17h30, que sairá da matriz e percorrerá as principais ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho. Os festejos serão encerrados com uma Missa campal presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão, às 18h30.
Oratório de Santo Antônio O coral conduzido pelo maestro Keiler Rego se apresenta na Igreja de São Francisco, às 15h, e no Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira, às 18h30 (Centro Histórico).
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Salvador