icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Motorista de ônibus dirigia em alta velocidade, dizem vítimas

Acidente na av. Vasco da Gama aconteceu pouco mais de um mês depois de uma batida semelhante matar quatro no Iguatemi

foto autor

26/05/2013 às 13:57 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Uma colisão entre dois ônibus na via exclusiva da avenida Vasco da Gama deixou cerca de 20 feridos neste sábado (25). De acordo com a Transalvador, eram por volta de 12h de ontem quando um ônibus da empresa BTU, fazendo a linha Portão-Lapa, bateu de frente com um ônibus da Joevanza, que fazia a linha Doron-Lapa. O acidente aconteceu pouco mais de um mês depois de uma batida semelhante matar quatro pessoas na faixa exclusiva próxima ao Iguatemi.
Diferente da colisão anterior, ontem não houve vítimas fatais, mas cerca de 20 pessoas, duas em estado grave, foram atendidas por cerca de dez unidades de socorro, entre Samu e Grupamento Salvar.
Ônibus bateram de frente, por volta de 12h, na via exclusiva da Vasco da Gama (Foto: Evandro Veiga)
Dez dos feridos foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE): Antônio José dos Santos, 81 anos; Débora de Oliveira Reis Santa, 15; Cauê Liam Coelho Prado, 6; Alda Cristina Coelho Araújo, 35; Alexsandro de Jesus Silva, 24; Joaham Gomes de Jesus, 35; Adenailda Alves dos Santos, 46; Neila Pereira dos Santos, 29; Edmilton Costa dos Santos, 34, e Maiana Pereira dos Santos, 20.
Leia também:
De acordo com informações do Samu, os outros feridos foram encaminhados para Hospital Geral do Subúrbio, Hospital São Rafael e Hospital Santa Isabel. A BTU informou que o motorista do ônibus, Hilton Márcio de Souza Guimarães, e o cobrador, Sérgio de Santana Vale, foram socorridos para o Hospital Teresa de Lisieux.
O cobrador teve apenas escoriações no braço e recebeu alta; o motorista está internado, mas apresenta quadro estável. Nenhum representante da Joevanza foi localizado para prestar informações sobre o acidente.
A batida ocorreu em uma curva da via exclusiva na altura da Faculdade Vasco da Gama. Segundo passageiros e testemunhas, o ônibus da BTU vinha em alta velocidade, sentido Rio Vermelho, e invadiu a faixa na qual estava o ônibus da Joevanza.
“O motorista ainda tentou desviar, mas ele estava acelerando, então não deu”, contou a técnica de enfermagem Adenailda Alves dos Santos, 46, passageira da Joevanza. O supervisor de tráfego da BTU, Jair Pereira, se dirigiu até o local para verificar o que ocorreu. “Ainda não temos muita informação e vamos apurar o que aconteceu. Os passageiros podem procurar a gente para que a empresa possa dar todo o apoio no que for necessário”, afirmou.
“Essa curva é muito fechada e a pista é mal construída, muito estreita. Além disso, os ônibus não respeitam o limite de velocidade. O tacógrafo será analisado pela perícia para saber se o ônibus estava em alta velocidade”, explicou o tenente Jacinto Marciano, da 41ª Companhia Independente da PM (CIPM/Federação).
Além da 41ª CIPM, foram ao local equipes da 12ª CIPM (Rio Vermelho). O diretor administrativo do Sindicato dos Rodoviários, Catarino Fernandes, também foi até a via.
“A estrutura dessa via é inadequada, é muito estreita. Precisa de uma amplitude e de um ângulo maior. Se um motorista vir um obstáculo, não tem nem como desviar. No ano passado, nessa mesma curva, morreu uma menina atropelada”, disse.
O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, disse, porém, que este é o primeiro acidente registrado naquele trecho e que a via é bem sinalizada.
No acidente ocorrido no dia 14 de abril, na via exclusiva do Iguatemi, o motorista do ônibus da BTU, Fernando Gomes de Oliveira, 34, que colidiu com um ônibus da União, afirmou à polícia que chegou a buzinar para o outro condutor, sem sucesso.
Quatro pessoas morreram. As causas do acidente da Vasco da Gama serão investigadas pela 1ª Delegacia (Barris). Matéria original: Jornal Correio Motorista de ônibus dirigia em alta velocidade, dizem passageiros vítimas de acidente

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador