|
João bate bola durante inauguração de relógio
|
O prefeito João Henrique falou sobre o Elevador Lacerda nesta sexta-feira (16) durante a inauguração do relógio com a contagem regressiva para a Copa 2014, no Dique do Tororó. Segundo João, não é o elevador quem será privatizado, e sim a gestão e a manutenção do equipamento.
Segundo o prefeito "parceria é uma coisa que acontece em todo o mundo". João Henrique citou o bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, como um exemplo de sucesso, por ser operado pelo setor privado há mais de um século. “O importante é que o serviço funcione bem, sem interrupções”, disse.
De acordo com o Uol, o Elevador Lacerda funciona em déficit - todos os meses, a prefeitura tem prejuízo de R$ 120 mil. As peças são antigas e precisam de reparos e substituições constantes. Para evitar um grande aumento na tarifa, a empresa vencedora da licitação também poderá explorar os espaços publicitários.
A modalidade da parceria ainda não foi decidida - concessão pública, parceria público-privada (PPP) e até a adoção do equipamento estão sendo consideradas. Também devem ser administradas por empresas privadas as Estações da Lapa e de Pirajá e os planos inclinados Gonçalves, Liberdade e Pilar.
Os usuários pagam atualmente R$ 0.15 para usar o Elevador Lacerda. A licitação para decidir que empresa irá controlar o equipamento deve ser lançada em novembro.