icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

'O pior aparentemente já passou', diz ACM Neto sobre pandemia

Prefeito, no entanto, ressaltou que não dá para relaxar ainda com as medidas de contenção

foto autor

Redação iBahia

31/07/2020 às 15:50 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse que acredita que a cidade já pode ter passado da pior fase da pandemia de covid-19. Ele participou da inauguração das obras de requalificação do Jardim Brasil, na manhã desta sexta-feira (31).
"Os sinais comprovam, inclusive através da redução da velocidade de crescimento da doença, que o pior aparentemente já passou. E isso só aconteceu porque a gente não relaxou, porque fomos duros e firmes ao tomar posições, a exemplo de fechar o que tinha de ser fechado, de agir com mais rigor em alguns bairros e de pedir insistentemente o apoio da população. Mas temos que continuar mobilizados para que não aconteça um crescimento da doença", ressaltou.
No entanto, Neto pediu a população para não relaxar, até porque não foi possível medir o impacto da reabertura dos empreendimentos englobados na fase um até o momento. Os técnicos e cientistas dizem que esse fator só deve ser sentido na rede de saúde depois de 15 dias.
Retomada
ACM Neto informou ainda que até segunda-feira (03) deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) os protocolos setoriais para aquelas atividades que reabrem na fase dois da retomada. São elas: academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.
Para que Salvador entre na segunda fase de retomada, além dos 14 dias de intervalo da primeira, é necessário que existam, nesse período de tempo, cinco dias com a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em no máximo 70%. Como ontem a taxa foi de 68%, restam quatro dias. Se tudo der certo, a capital baiana pode entrar na fase dois no próximo dia 7.
O prefeito reforçou ainda que, em relação às praias e escolas, haverá um protocolo específico, que não está ligado a nenhuma das três fases da retomada. "Isso vale também para as etapas da fase um que ainda não tiveram início (a exemplo das áreas de alimentação dos shoppings). Vamos analisar tudo com calma. O que vai acontecer agora é nos prepararmos para a fase dois de reabertura", concluiu.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador