O governador Jaques Wagner esteve nas estações de metrô do Acesso Norte, Campo da Pólvora e nas obras da estação do Retiro na manhã desta quinta-feira (5), onde realizou uma vistoria junto ao secretário do Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro. Os testes foram abertos à imprensa, que pôde circular na estação. Esta fase experimental do metrô será gratuita até o mês de setembro, quando será operado o trecho Lapa-Retiro (Lapa-Brotas-Campo da Pólvora-Acesso Norte-Retiro), de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h. "É uma sensação de alegria, dever cumprido e orgulho muito grande. Eu acho que todo o povo de Salvador vai se orgulhar. O poder público estava com essa dívida há mais de 14 anos", comemorou o governador.
Veja também
Saiba o que vai mudar no trânsito de Salvador durante a Copa do Mundo Galeria: em dia de vistoria, confira como está a estação do metrô A primeira fase, chamada de período assistido, irá terminar no dia 15 de setembro, quando o serviço será ampliado, chegando ao atendimento pleno. A capacidade máxima de passageiros por trem é de 200 pessoas sentadas e 800 em pé. Contudo, para finalizar a Linha 1 do projeto restam as entregas da estações do Bom Juá e Pirajá, que serão entregues em janeiro de 2015. O investimento foi de R$ 8,7 milhões.
Uma viagem a cada 10 minutosO trem possui quatro vagões, cada um com seis portas. A velocidade média de tráfego é de 80 km/h e, segundo a CCR, haverá uma viagem a cada 10 minutos durante a operação assistida. No total, metrô contempla mil pessoas, com previsão de transporte de seis mil passageiros por hora. Antes do embarque de passageiros nos vagões, houve testes não oficiais, onde sacos de areia foram utilizados. Para chegar ao ponto de partida no metrô no terminal Acesso Norte, os torcedores irão usar ônibus especiais, credenciados pela Transalvador e ao chegar no local, os usuários serão identificados com uma pulseira e partirão de metrô até a Estação do Campo da Pólvora, próximo à Arena Fonte Nova, já que ônibus coletivos e outros veículos não credenciados pela Fifa não terão acesso ao entorno do Estádio.