Termina neste domingo (09), o prazo para se inscrever no projeto FotoTrem, que oferece aulas gratuitas de técnicas fotográficas experimentais, em um vagão de trem na Estação Ferroviária da Calçada. As oficinas acontecerão entre 03 e 20 de abril, das 9h às 13h e das 14h às 17h, com almoço ofertado pelo próprio projeto. Para participar é necessário ser maior de 16 anos, ter interesse, estudar ou trabalhar com fotografia, arte e educação. A preferência é que os participantes sejam moradores do Subúrbio Ferroviário, Cidade Baixa e adjacências.
As técnicas de Cianotipia, Marrom Van Dyke, Papel Salgado e Goma Bicromatada, serão abordadas através de um vagão de trem transformado em câmara escura penetrável, capaz de capturar fotos analógicas em preto e branco. As oficinas serão ministradas pelo Lab Clube, núcleo do Coletivo Filé de Peixe, do Rio de Janeiro, representado por Fernanda Antoun e Alex Topini.
Leia também:
O núcleo veio a convite da fotógrafa e idealzadora do projeto, Rosa Bunchaft. "O objetivo do projeto é disseminar e fomentar o uso criativo da fotografia experimental como poética artística, articulando a historia da fotografia e da ferrovia numa perspectiva voltada para questões e práticas da contemporaneidade”, destacou ela.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!