Começou nesta terça-feira (15) a demolição dos quiosques em Itapuã para requalificação da orla do bairro. O projeto, que inclui a reestruturação dos passeios, alvenarias e ciclofaixa, terá oito boxes grandes e 14 de tamanho menor, distribuídos harmonicamente entre as atividades comerciais existentes, tendo um espaço destinado às baianas de acarajé no mesmo local em que já atuavam. Os espaços irão beneficiar aos comerciantes que já atuam na área.
O primeiro dia da ação contou com a participação de 30 agentes da Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop), além da Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. Segundo o coordenador de Fiscalização e Ordenamento da pasta, Braz Pires, o processo ocorreu de forma tranquila, pois todos os permissionários já estavam cientes da operação, conforme acordo feito com a Prefeitura antes da Copa do Mundo. Ainda de acordo com Braz, os únicos problemas encontrados foram referentes às redes de água e energia elétrica, que ainda não haviam sido desligadas, e o tempo chuvoso.De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, a distribuição dos boxes valoriza a atividade comercial no local, que é apenas um dos fatores importantes do bairro, considerado lúdico e voltado para o lazer. “Discutimos muito a respeito do projeto para que fosse preservado o comércio e a cultura local”, salientou. O processo de demolição continuará nesta quarta-feira (16) a partir das 8h às 15h30.
Serão investidos R$9,3 milhões nas obras de requalificação da orla de Itapuã, sendo recursos 100% municipais. Ao todo será requalificado um trecho de cerca de 30 mil m², partindo da Sereia até o Largo das Baianas, contando com ciclovia, espaço para roda de capoeira, convivência de pescadores e apresentações culturais, pista tátil com demais elementos para garantia da acessibilidade, inclusive acesso à praia, quiosques para venda de bebidas e comidas, além de equipamentos exclusivos para baianas de acarajé, área esportiva, equipamentos de ginástica e integração da praça da igreja com a orla através de um piso no mesmo nível.
O primeiro dia da ação contou com a participação de 30 agentes da Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop), além da Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar |
O processo de demolição continuará nesta quarta-feira (16) a partir das 8h às 15h30 |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade