Além de ser uma das redes sociais mais cobiçadas do momento onde milhares de internautas expõem vídeos e fotos das suas rotinas, o Instagram também se tornou uma fonte de renda. Empresários passaram a utilizar a ferramenta como um instrumento de marketing para exibir seus produtos, e garantem que o retorno é maior do que em muito site de vendas. A administradora Priscilla Diniz já tinha a sua empresa de doces e produção de festas antes da rede social existir, mas confessa que foi através dela que seu negócio expandiu. "O Instagram foi um divisor de águas. Ele me deu uma visibilidade muito grande em todo o país e hoje é uma espécie de termômetro onde o cliente pode me dar um feedback. Além disso, é uma forma de me aproximar ainda mais das tendências do mercado", ressalta.
Priscilla conta que atualmente possui seguidores de diversos países e faz encomendas até para outros estados. "Acredito que pelo menos 30% dos meus clientes aumentaram depois que entrei no Instagram. Também fui convidada para expor meu trabalho na maior mostra de decoração do país, o Mostra Black, e participei de alguns eventos em outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo", conta. O sucesso da Confeitaria é tão grande que a empresa até já ganhou clientes especiais como Tomate, Claudia Leitte, Márcio Vítor e Naldo. "Fiz os doces do chá de bebê do filho mais nova de Claudia Leitte e a Mulher Moranguinho encomendou alguns doces para seu casamento com Naldo", revela. A empresária Suele Rego, que vende e produz artigos para bebês, conta que entrou na rede social com um perfil pessoal para mostrar suas produções para os amigos, e aos poucos, as encomendas foram surgindo. "Comecei a fazer alguns artigos infantis para minha neta e filhos de amigos e criei uma conta para mostrar essas produções, foi quando eu comecei a receber mensagens de mulheres grávidas querendo comprar meus produtos e hoje já tenho um bom número de clientes fixas". Com a visibilidade que ganhou, Suele teve que mudar o seu nome no Instagram e criar uma marca para a sua empresa. "Foi tudo muito fácil. Pensei em um nome diferente e que tivesse um significado importante para mim e criei um e-mail onde eu faço as negociações com as minhas clientes", explica.
Para ela, o diferencial da rede social é a possibilidade de estar mais perto das clientes, além de possuir um alcance muito maior do que uma loja física ou virtual. "No Instagram a gente pode marcar nossas clientes, seguir pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho e ainda podemos usar as hashtags que é um mecanismo de busca por temas", afirma. A empresa americana de business e estratégia para empreendedores, Entrepreneur, listou cinco dicas para sua empresa arrasar no Instagram. Confira! 1. Use fotos originais para promover seus produtos e serviços. Nada de retratos genéricos, infográficos ou imagens carregadas de texto. Use fotos criativas, provocantes, engraçadas. Para não cansar o usuário, evite mostrar fotografias de produtos mais de três ou quatro vezes ao dia. E jamais repita a mesma imagem – a atitude é considerada pecado mortal no Instagram. A Starbucks, que conta com 858 mil seguidores, mistura belos close-ups de seus Frappucinos com imagens de baristas experimentando novos produtos. 2. Promova concursos entre os usuários. É um jeito divertido e barato de interagir com clientes em potencial. Peça para os seus seguidores submeterem fotos pessoais provando ou experimentando seus produtos. Depois, escolha os melhores do dia ou da semana e dê prêmios para eles. Foi o que fez a Levi’s, que pediu para seus seguidores mandarem fotos usando sua roupa favorita da marca: mais de 3.500 imagens foram mandadas para o concurso. 3. Coloque no ar fotografias que contenham códigos promocionais secretos. Quando o cliente clica na imagem, é brindado com um desconto especial. A companhia britânica Topshop, que tem mais de 218 mil seguidores, usa o Twitter e o Facebook para atrair os clientes até o Instagram, revelando que lá eles encontrarão uma surpresa – a ação tem tido ótimo resultado. Não esqueça de usar hashtags para suas promoções, como usaria no Twitter. 4. Poste imagens de bastidores. Estimule a curiosidade dos seus seguidores sobre o que acontece dentro da companhia, colocando no ar fotos de funcionários em momentos de descontração – festas da empresa e eventos funcionam bem para isso. É uma prática comum da Zappos, que mistura fotos de produtos com imagens de desfiles ou brincadeiras entre funcionários. 5. Transforme seus seguidores em estrelas. Escolha um seguidor por dia e faça uma @menção dele, como faria no Twitter. Esse tipo de ação costuma estimular a divulgação boca a boca, já que os usuários adoram ver seus nomes serem mencionados nas redes sociais. A Sharpie, por exemplo, costuma mencionar usuários que fazem desenhos criativos usando suas canetas. Com essa estratégia, já atraiu 39 mil seguidores no Instagram.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade