Um sistema de baixa pressão intensificará os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico e favorecerá a ocorrência de chuvas em Salvador nesta semana. De acordo com a Defesa Civil (Codesal), o fenômeno deve atingir a cidade entre terça-feira (23) e quinta (25).
A previsão para estes dias é de chuvas fracas a moderadas, não se descartando a possibilidade de chuvas fortes. Há risco ainda para alagamentos e deslizamentos de terra, segundo alertou o órgão.
Leia também:
Para esta segunda-feira (21), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia. De terça a quinta, a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, não sendo descartada a possibilidade de chuvas fortes. Também há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Na sexta-feira (26), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
No sábado (27), o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Já no domingo (28), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra nos dois dias.
Prevenção
A Defesa Civil de Salvador recomenda que a população deve ficar atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo. Durante esse período, é necessário que algumas medidas preventivas sejam tomadas para reduzir o risco de danos materiais e preservar a segurança de todos.
Normas de segurança que podem ser adotadas:
Antes das Chuvas
- Manter telhados e calhas limpos;
- Remover árvores ou galhos secos que possam vir a cair sobre a residência em caso de ventania;
- Não jogar lixo na rua fora do horário de coleta. Ele pode entupir bueiros e impedir o escoamento da água;
- Limpar também ralos e drenagens de rede pluvial;
Durante as chuvas
- No trânsito, evitar trafegar em pistas inundadas e alagadas;
- Parar o carro se a chuva estiver muito forte;
- Não tentar atravessar enxurradas;
- Não se aproximar de cabos elétricos molhados ou arrebentados.
- Não permanecer em áreas abertas;
- Não ficar no alto de morros ou no topo de prédios;
- Nunca se abrigar debaixo de árvores isoladas;
- Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;
- Evitar estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.
A Codesal orienta os moradores das áreas de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora para o número 40199. O serviço é totalmente gratuito. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site do órgão.
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24h atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!