Inovação e empreendedorismo nos centros históricos é o foco do seminário que será realizado nesta terça-feira (30), no Hotel Pestana Convento do Carmo, em Salvador. O evento, cuja entrada gratuita, é uma realização do Instituto ACM com apoio da Oi. As inscrições serão realizadas a partir das 8h, no dia e local do seminário.
Intitulado “Centros Históricos: Inovar é Preciso”, o seminário contará com a participação especialistas nacionais e internacionais que irão trazer à tona exemplos de cidades que tornaram seus centros mais vivos.
Um dos palestrantes será Josep Piqué que apresentará, através de videoconferência, a palestra ‘Cidades de Conhecimento em Cidades Inteligentes: o case de 22@ Barcelona’. Em seguida, o convidado irá participar de um talk show mediado por Marcus Alban, pesquisador e professor da Escola de Administração da UFBA.
O evento segue com a participação de Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irá abordar o tema “O Patrimônio Cultural como Âncora do Desenvolvimento Econômico e Social”. Em seguida, quem fala é Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, sobre o ‘Centro Histórico de Salvador – Os Caminhos e as Pessoas”.
A programação se encerra com o painel ‘Como promover ecossistema de inovação no Centro Histórico’, que contará com a presença de Luciane Gorgulho, Guilherme Bellintani, Érica Diogo, coordenadora Geral de Bens Imóveis do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Jack Cavalcanti, diretor da Unipartners.
“O nosso objetivo é mobilizar governos, organizações da sociedade civil, especialistas no tema e a comunidade em busca de recursos inovadores e sustentáveis para o centro da nossa cidade, de forma que ele possa se tornar um lugar pulsante. Queremos que as pessoas entendam e se apropriem desse novo conceito de enxergar o patrimônio como estratégia de desenvolvimento econômico”, destaca Claudia Vaz, diretora executiva do Instituto ACM.
Confira abaixo a programação completa do seminário “Centros Históricos: Inovar é Preciso”:
8h – Inscrições
9h – Resultados do seminário “Centros Históricos: o Desafio da Governança” - Claudia Vaz, diretora executiva do Instituto ACM
9h20 – Videoconferência Cidades de Conhecimento em Cidades Inteligentes o case de 22@barcelona - Josep Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona e da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação e CEO do projeto 22@barcelona
09h50 – Talk Show com Josep Piqué - moderação de Marcus Alban, pesquisador e professor da Escola de Administração da UFBA
10h20 – “Patrimônio Cultural como Âncora do Desenvolvimento Econômico e Social” - Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
10h40 – Centro Histórico de Salvador “Os Caminhos e as Pessoas” - Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador
11h – Painel: Como promover ecossistema de inovação no Centro Histórico
Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador
Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Érica Diogo, coordenadora Geral de Bens Imóveis do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Jack Cavalcanti, diretor da Unipartners – holding de investimentos em tecnologia da informação.
Serviço:
O que: seminário ‘Centros Históricos: Inovar é Preciso’
Quando: 30 de maio, das 8h às 12h30
Onde: Hotel Pestana Convento do Carmo - Rua do Carmo, 1, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador
Mais informações: (71) 3321-8784 / www.institutoacm.com.br
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade