icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Teste com cego e cadeirante testa solidariedade do soteropolitano

Experiência consiste em 20 pessoas simulando a travessia de um cadeirante e um cego em uma via movimentada

foto autor

06/05/2016 às 17:17 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:03 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Você é solidário no trânsito? Pararia por um segundo para ajudar uma gestante, cadeirante ou cego a atravessar a rua? Uma campanha da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), iniciada nesta sexta-feira (6), na Avenida Sete de Setembro. A experiência consiste em 20 pessoas, dentre atores e educadores, simulando a travessia de uma cadeirante e uma deficiente visual em uma via movimentada para estimular e conscientizar os demais sobre a cidadania e importância de auxiliar uma pessoa com dificuldade de locomoção. De acordo com a Transalvador, a ação faz parte do Maio Amarelo e vai acontecer toda sexta-feira do mês, das 11h às 13h30, em pontos diferentes da cidade.
(Foto: Tiago Barros/Agecom)
O primeiro balanço da experiência, entretanto, ainda não foi divulgado pela Transalvador. A previsão é de que as primeiras informações, como quem foi mais ajudado e quais foram as dificuldades, estão previstas para serem divulgadas na segunda-feira (9). A próxima etapa da experiência vai acontecer na Avenida Dom João VI, em frente ao shopping Brotas Center.A professora Jamile de Oliveira foi uma das primeiras trauseantes a prestar auxílio na locomoção de alguém. Ela visualizou a atriz Ângela Farias, que integrava a atividade simulando ser uma deficiente visual, tentando atravessar a rua com o auxílio de uma bengala e, imediatamente, correu para ajudá-la. "Foi uma reação espontânea. Somente agora percebi que se trata de uma simulação. Isso é questão de educação doméstica. A gentileza deve integrar o aprendizado de toda criança para, quando adulto, ter esta sensibilidade de forma natural. Como educadora, procuro dar esse tipo de conselho aos pais e aos alunos diariamente, mas ainda é pouco e deve ser reforçado no lar de cada um", disse.
(Foto: Tiago Barros/Agecom)
"Nossa intenção é sensibilizar os condutores e pedestres para incentivar uma mudança de comportamento", esclareceu Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, em nota divulgada. Depois de Brotas, os próximos bairros a receber a ação serão a Avenida Estados Unidos, no bairro do Comércio, no dia 20 de maio e Corredor da Vitória, na última sexta-feira deste mês. Os locais e horários foram escolhidos de acordo com o fluxo de pessoas registrado em cada região.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador