icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Turistas chegam mais cedo a Salvador para curtir pré-Carnaval

Na Barra, os hotéis registram média de ocupação de 85%

foto autor

30/01/2016 às 8:10 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Apesar da abertura oficial do Carnaval ser apenas na quarta-feira, muitos turistas anteciparam a chegada à capital baiana para curtir as programações que antecedem a folia. De acordo com a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), a ocupação nos hotéis da Barra, onde acontecerão o Fuzuê e o Furdunço, já chega a 85%. “O Carnaval adiantado já atraiu não apenas visitantes de outras cidades baianas, como também dos estados vizinhos”, comemora o presidente da Febha, Silvio Pessoa.
Adriana e Tatiana chegaram cedo para o Furdunço, Fuzuê e Iemanjá (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
As irmãs Adriana e Tatiana Faviola, que são produtoras de eventos no Rio de Janeiro, chegaram ontem a Salvador e vão ficar pertinho do circuito Dodô. “Alugamos um apartamento na Barra e vamos curtir o Furdunço, Fuzuê e a festa de Iemanjá”, contou Adriana.Pelo 9º ano no Carnaval de Salvador, as irmãs disseram que devem curtir a pipoca todos os dias e já têm um artista preferido: Saulo. “Como a gente só volta no dia 12, vamos aproveitar o período depois do Carnaval para descansar de verdade”, brincou Tatiana.A folia pré-Carnaval também está na programação do casal Daniela Palaor e Carlos Pires, que vieram do Paraná. “A gente quer aproveitar bem o início das férias e já curtir o Furdunço”, afirmou Pires. Por conta da crise, o casal contou que vai preferir a pipoca. Os israelenses Guili Hadass e Eilon Rotman também chegaram ontem e vão ficar até o final da festa. “Vamos passar dez dias aqui. Primeiro visitaremos os pontos turísticos e depois vamos aproveitar o Carnaval”, contou Guili.Cidade lotada Durante o Carnaval, a ocupação média da cidade deve ficar entre 90% e 95%. “No caso dos hotéis que ficam próximos aos circuitos da festa, a taxa de ocupação deve ser de 100%”, diz Silvio Pessoa. Neste ano, são esperados 700 mil turistas na festa, que tem previsão de movimentar R$ 1,5 bilhão em recursos, segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Adriana e Tatiana chegaram cedo para o Furdunço, Fuzuê e Iemanjá (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)
Mais de 24 mil turistas chegam em cruzeiros que atracarão no Porto de Salvador. Segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, entre o Fuzuê, que começa hoje, até o encerramento do Carnaval, na terça-feira, dez navios chegarão a Salvador.Sem ar-condicionado Nem o aumento da movimentação de turistas por conta da proximidade do Carnaval foi suficiente para que a Infraero providenciasse uma solução para o ar condicionado do Aeroporto de Salvador, quebrado há duas semanas. Além do calor, os visitantes que chegam à capital baiana sofrem também com o barulho gerado pelas britadeiras, em virtude da reforma do terminal. “A situação do aeroporto de Salvador é uma falta de respeito com Salvador e com a Bahia. A obra que deveria ter sido concluída na Copa continua se arrastando”, reclama Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination.Segundo ele, as principais questões do terminal – a necessidade de ampliação da estação e da construção da segunda pista– não serão solucionadas com a reforma. Questionada sobre os transtornos causados pela reforma e quanto ao conserto do ar-condicionado, a assessoria da Infraero não respondeu até o fechamento desta edição.Salvador recebe hoje e amanhã grupo de 1,2 mil agentes da CVC A capital baiana recebe, a partir de hoje, mais de 1,2 mil líderes de vendas das lojas da operadora de viagens CVC, líder de mercado no Brasil e responsável por trazer, todos os anos, mais de 50 mil turistas para Salvador. Os visitantes chegam para participar de um tour de familiarização, conhecido como “famtour”, com o objetivo de “vender” melhor Salvador no futuro. “Os agentes vão ao Pelourinho à noite onde assistirão ao show do Olodum e acompanharão as várias atrações do programa Pelourinho Dia e Noite”, disse o presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi, que organiza a ação junto com a Prefeitura, Grou Turismo e Águia Branca. A programação de domingo, segundo Gaudenzi, contará com visitas aos pontos da orla que foram revitalizados pela prefeitura, como a Barra, Rio Vermelho e Itapuã. “No roteiro, estão previstos ainda a exibição de um filme sobre a cidade, além de informações sobre a preparação dos fortes de São Diogo e Santa Maria para receber as exposições permanentes de Pierre Verger e Carybé”, diz. Quarenta ônibus já estão reservados para transportar o público que vai participar do tour, e outros veículos como vans podem ser utilizados, caso seja necessário.A Salvador Destination estima que, em 12 meses, a ação vai ajudar a trazer mais 10 mil turistas pela CVC, que já é a operadora que mais traz visitantes para a Bahia. “Esperamos um grande incremento no número de turistas, uma vez que a empresa é a maior da América Latina", completou Gaudenzi. Após o tour, os agentes vão para Sauipe, para uma convenção da CVC.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador