A Universidade Federal da Bahia (Ufba) adiou em uma semana a data de início do semestre letivo 2023.1. Segundo a instituição, as razões do adiamento foram o atraso do Sisu, que impacta a matrícula dos novos alunos; o retardo na regularização da execução orçamentária federal, em função da transição de governo; e a necessidade de mais tempo para aferição dos impactos do carnaval nos índices de contágio do coronavírus.
Com a mudança, o semestre, que antes iniciava no dia 6 deste mês, agora passa para 14 de março. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1°), pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Leia também:
A data de encerramento do semestre também foi adiada em uma semana, para 15 julho. Por conta disso, 2023.2 acontece de 14 de agosto a 16 de dezembro, garantindo os 200 dias letivos no ano civil previstos em lei.
O novo calendário prevê também que atividades curriculares voltadas exclusivamente para veteranos possam iniciar aulas e atividades de acolhimento no dia 20 de março. Já componentes curriculares de primeiro semestre começam no dia 29 de março, após as inscrições dos calouros nos componentes, que acontece nos dias 27 e 28 de março.
Ainda segundo a Ufba, a decisão foi tomada para reduzir o intervalo de tempo entre o ingresso dos veteranos e dos calouros, e evitar problemas de acolhimento, entrosamento e adaptação dos calouros. Além disso, permite a execução de ações de manutenção e adequação de espaços para o início das aulas.
Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!