Saúde

Casa antialérgica no inverno: confira dicas e evite problemas

Limpeza adequada de tapetes, carpetes, cortinas e principalmente colchões pode ajudar a acabar com os ácaros e bácterias

Redação iBahia
11/05/2016 às 21h20

2 min de leitura
DinoNão é novidade nenhuma que o inverno aumenta as incidências de problemas respiratórios e doenças alérgicas. Há vários fatores que influenciam o desencadeamento de rinite, asma e sinusite, por exemplo, e vários deles podem estar dentro de casa. “Nessa época do ano é comum deixar a casa mais fechada para manter os ambientes mais quentes, mas é essa ventilação reduzida que acaba aumentando o acúmulo de poeira, ácaros e mofo”, explica Marco Lisboa, diretor do Grupo Vip House Mais, especializado em limpeza ecológica de ambientes residenciais e comerciais. O executivo comenta que a limpeza adequada de tapetes, carpetes, cortinas e, principalmente colchões, pode ajudar, e muito, a acabar com os ácaros e bactérias. “Os colchões são grandes causadores de alergias em adultos e crianças, pois concentram milhões de ácaros e quase ninguém lembra de fazer uma limpeza adequada neles”, comenta. “Nós utilizamos um equipamento americano chamado Rainbow, semelhante a um aspirador de pó, porém muito mais potente pois, além de realizar uma limpeza profunda, higieniza e purifica os colchões, eliminando 99,9% das bactérias”, complementa.

Ele afirma que o equipamento recebeu o selo verde internacional Asthma and Allergy Foundation of America e tem todo know-how de mercado, desde 1929, quando foi criado para higienizar ambientes hospitalares. “Devemos executar uma limpeza adequada não só em colchões, mas também em carpetes, tapetes e cortinas, que também podem se tornar grandes vilões nessa época do ano”, finaliza.