Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Descubra o que pode causar manchas e escamações no corpo

A gravidade das manchas e escamações pode variar de pessoa para pessoa.

Redação iBahia • 25/11/2018 às 7:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 16:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Sabe aquelas manchas e escamações que aparecem no corpo? Ela pode ser sintoma de uma doença de pele. Por isso, é preciso ficar atento a permanência desses sintomas e procurar o diagnóstico adequado com um profissional.
"Pele seca, com manchas avermelhadas que escamam e, em alguns casos, que sangram. Estes são alguns dos sintomas da psoríase, uma doença autoimune sistêmica e que se manifesta na pele e que pode levar o paciente a também manifestar sintomas de depressão e fobia social, por tentar esconder a doença e a aparência que causa", explica o dermatologista Gleison Duarte.
Foto: reprodução
Essa doença afeta cerca de 125 milhões de pessoas em todo o mundo e sua causa ainda não é totalmente conhecida. Ela pode aparecer em todas as idades, mas geralmente é entre os 15 e 30 anos.
Causas, diagnóstico e tratamento
O aparecimento da psoríase pode ter relação com a hereditariedade. A gravidade das manchas e escamações pode variar de pessoa para pessoa.
"O diagnóstico inclui a análise do tipo e da extensão da doença, assim como do histórico clínico do paciente. Cada forma de psoríase tem sinais que permitem que os dermatologistas visualmente identifiquem e determinem o seu tipo e o tratamento adequado", contou Gleison.
Para tratar a psoríase, é indicado medicamentos de uso local, fototerapia ou medicamentos sistêmicos, como os biológicos, recomendados nos casos mais graves da doença.
Além disso, é possível tratar com medicamento biológico, anticorpos monoclonais totalmente humanos que bloqueia a ação de determinadas células e de processos químicos no organismo que contribuem para o desenvolvimento da doença.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde