Saúde

Abóbora japonesa: veja os benefícios da cabotiá e como usá-la na cozinha

Ela é o cruzamento entre a abóbora moranga e a abóbora cheirosa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer ter uma vida mais saudável? Uma alimentação variada e rica em nutrientes será um diferencial. Pensando nisso, você precisa conhecer a cabotiá,  ou abóbora japonesa, um alimento super nutritivo.  

Foto: reprodução
A cabotiá é originária do Japão e tem um sabor naturalmente doce. Ela é o  cruzamento entre a abóbora moranga e a abóbora-cheirosa. Os profissionais de nutrição da Taeq reuniram algumas informações sobre o vegetal. Confira:


Composição: o vegetal é rico em fibras,  vitaminas A, do complexo B, C, potássio e outros minerais. Além disso, é fonte de betacaroteno, que fornece substâncias antioxidantes para o organismo.

Benefícios: a abóbora japonesa auxilia na saúde do cérebro; reduz os riscos de doenças oculares; fortalecer a imunidade e o sistema nervoso; previne o envelhecimento precoce; melhora o aspecto dos cabelos e das unhas; ajuda a reduzir o colesterol ruim; e ainda ajuda na perda de peso, por ser pobre em carboidratos e rica em fibras. 

Como consumir: a melhor dica é cozinhar o vegetal a vapor. Você também pode usar no preparo de  purês, cremes, ensopados e até mesmo nhoques.