Saúde

Acabou a 'farra': cinco dicas para retomar a dieta com tudo

Segundo o nutricionista Matheus Motta, com o fim do Carnaval, esse é um ótimo momento para redefinir seus propósitos e resoluções

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Curtiu bastante o Carnaval? Enfiou o "pé na jaca"? Percebeu inchaço na barriga ou a roupa mais apertada? Se respondeu sim a uma dessas perguntas, chegou a hora de focar na alimentação e recuperar o tempo perdido.

Para quem não saber como retomar a rotina, veja cinco dicas inspiradas no estudo publicado pela Revista Obesity, com apoio da WW, sobre os principais comportamentos para perder peso e mantê-los com sucesso:

Foto: reprodução / Pixabay
1. Estabeleça metas diárias de ingestão de alimentos: Que tal aproveitar o momento e escolher quais produtos irá consumir ao longo do dia. A forma de estabelecer objetivos pode influenciar a probabilidade de alcançá-los. Se planejou algo com antecedência, concentre-se em mudar o comportamento e definir metas menores ao longo do caminho para que possa torná-las reais.

2. Anote tudo o que consumir e comece a medir os alimentos todos os dias:
esse processo acontece devagar e é uma das maneiras mais eficazes para emagrecer. Vai te ajudar a saber quais produtos valem a pena consumir, quais são dispensáveis, os horários adequados etc. Se esquecer algum dia, não se desanime. Apenas recomece.

3. Coma mais frutas e legumes: consumir um prato repleto de frutas, legumes e verduras coloridas faz bem para a saúde e acaba proporcionando a perda de peso. Para não enjoar de determinada receita, coloque sua criatividade em prática e providencie ingredientes diferentes. Sempre inclua alimentos com texturas, cores e sabores variados em suas refeições.

4. Mantenha alimentos de baixa caloria sempre por perto:
que tal preparar lanches em casa para levar para aula ou trabalho e, assim, evitar o consumo de outras opções menos saudáveis - como salgadinhos, biscoitos e lanches prontos? Assim você poderá consumi-los sempre que quiser.

5. Se mantenha positivo, mesmo se quando engordar:
procure não levar tão a sério qualquer escorregão. Somos humanos e é permitido não ser perfeito! Respire fundo e aprenda com seus erros, mas não fique olhando para trás. Siga em frente rumo à sua meta.



Segundo Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso, com o fim do Carnaval, esse é um ótimo momento para redefinir seus propósitos e resoluções. Aproveite as dicas e crie estratégias que sejam confortáveis para você, assim será possível alcançar todos seus objetivos.