Saúde

Acerte no cardápio de verão: sete frutas ideais para hidratar e nutrir o corpo

Além de serem saborosas, as frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está aproveitando o verão para valer? Não esqueça de cuidar da saúde, a alimentação equilibrada e a hidratação devem ser seus mantras diários. As frutas são grandes aliadas para aproveitar a estação mais quente do ano sem esquecer da saúde.
Além de serem saborosas, ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e fortalecem o sistema imunológico.

Abacaxi, ameixa, laranja, mamão, melancia, melão e pera, por exemplo, estão na lista das frutas que devem ser inseridas na rotina alimentar da estação, pois possuem mais de 70% de água em sua composição. "Recomenda-se consumir entre três e cinco porções de frutas por dia. Uma fatia média de melancia, duas de abacaxi ou três pedaços de melão, por exemplo, são ótimas opções de lanche da tarde e ajudam a manter o corpo hidratado devido à alta concentração de água que as compõem", orienta a especialista em nutrição Rosana Perim, gerente assistencial do HCor.

Foto: reprodução / Pixabay

As campeãs na hidratação


Rosana Perim selecionou algumas opções de frutas que podem refrescar e hidratar seu corpo e ainda tornar sua alimentação mais saudável. Confira:

Abacaxi:
composto por vitamina C, ácido málico e bromelina, que auxilia na digestão, garante boa hidratação por possuir 87% de água em sua composição. Possui baixo valor calórico (48 calorias em 100 gramas).

Ameixa: rica em potássio, vitamina A e E, e baixo valor calórico (46 calorias por 100g). Devido ao seu elevado teor de água e de potássio, produz um efeito diurético benéfico, além de ser ótima fonte de ferro, cálcio e fósforo.

Melancia: uma das frutas que

mais hidratam, por conter cerca de 90% de água em sua composição. Rica

em vitaminas A, B6 e C, potássio, ferro, cálcio e licopeno. De baixo

valor calórico, pode ser consumida mais de uma vez ao longo do dia. Uma

boa dica é fazer suco da fruta, que não necessita adicionar açúcar ou

adoçante.

Mamão: ótima fonte de vitaminas A e C, além de possuir 86% de água em sua composição. Recomenda-se consumir uma fatia pequena do mamão formosa ou uma metade do mamão papaya, diariamente, em qualquer horário do dia.

Foto: reprodução / Pixabay
Laranja: Além da famosa

vitamina C, também oferece cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.

Composta por 89,6% de água contém fibras e antioxidantes.

Melão: típica fruta do verão e de baixa caloria, fornece grande quantidade de líquido necessário para uma boa hidratação. Possui alto teor de cálcio, magnésio e vitamina C, que ajudam na recuperação dos sais mineiras perdidos no suor. Pode ser consumido também em saladas e sucos.

Pera: uma das frutas com maior teor de fibras (cerca de 2,5g por unidade), ajuda a regular o intestino. Possui zinco, vitaminas A e C e potássio. Por conter muitas fibras, aumenta a sensação de saciedade e pode ser consumida várias vezes ao dia.

Suco ou a fruta inteira?

As duas formas são recomendadas para quem quer ter uma alimentação saudável. Todos os nutrientes das frutas são mantidos quando batidas ou espremidas para o preparo do suco. Neste processo, destaca a nutricionista, apenas parte das fibras pode ser perdidas. "No entanto, é importante ressaltar que nada substitui a água e que o consumo de líquidos, ao longo de todo o dia, deve ser aumentado durante o verão", completou.