Saúde

Acerte no tempero: conheça as vantagens de unir alho e cebola no preparo dos alimentos

Essa combinação é rica em nutrientes que atuam no sistema imunológico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

O tempero faz toda diferença no preparo dos alimentos, tanto no sabor como nos benefícios que trazem para o organismo. De acordo com os profissionais de nutrição da Taeq, uma dupla que merece sua atenção na cozinha é o alho com cebola. Essa combinação é rica em nutrientes que atuam no sistema imunológico, que protege o corpo das ações de radicais livres, combate gripes e resfriados e ainda previne o envelhecimento precoce. 

Ao portal Taeq, a nutricionista Paola Lisboa explicou que alho atua como antifúngico e antiviral, ajuda a prevenir e tratar doenças no coração (por possuir fitoquímico ligados à vasodilatação, que atuam na redução da pressão arterial) e tem grande poder antioxidante. A especialista ainda reforçou que o alimento deve ser consumido com cautela por pessoas que usam medicamentos para afinar o sangue. 

A cebola sozinha também é rica em nutrientes benéficos para saúde. A casca possui quercetina, um flavonoide que ajuda a melhorar problemas respiratórios como asmas e bronquite. A cebola também possui em seus componentes ações anti-inflamatórias e antibactericidas. 

Paola Lisboa indicou uma forma de usar a combinação no preparo de alimentos: "Experimente macerar um pouco de alho e deixar em conservar no azeite para temperar as saladas", finaliza a nutricionista.