Saúde

Acupuntura é grande aliada no tratamento das doenças de inverno

Essa combinação de vento, frio, a troca de ambientes e das temperaturas favorecem o agravamento destes problemas

Redação iBahia

Não é nenhuma novidade que o inverno é a estação mais fria do ano, mas o que nem todo mundo sabe é que as baixas temperaturas causadas pela estação podem desencadear uma série de doenças, popularmente conhecidas como "doenças de inverno" ou "doenças do frio". Entre elas, por exemplo, estão as patologias respiratórias asma, bronquite, sinusite e rinite; as dores crônicas da artrite, artrose e as dores musculares.

Essa combinação de vento, frio, a troca de ambientes e das temperaturas favorecem o agravamento destes problemas, principalmente para as pessoas que já possuem um quadro frequente. No entanto, uma grande ajuda para os sintomas é o uso da acupuntura, técnica da medicina tradicional chinesa, reconhecida como especialidade médica no Brasil em 1995. 

De acordo com Walter Viterbo, médico da Clínica Viterbo, em Salvador, que possui a acupuntura como uma das suas especialidades, a técnica trata-se de um conjunto de procedimentos terapêuticos que visam introduzir estímulos em certos lugares anatomicamente definidos, a fim de obter do organismo a recuperação global da saúde ou a prevenção da doença, através de incremento dos processos regenerativos, de normalização das funções orgânicas de regulação e controle, de promoção de analgesia, dentre outros.

Ele explica que o procedimento deve ser indolor, podendo haver apenas uma sensação discreta de choque elétrico, peso ou dolorimento, causados pela ativação de terminações nervosas responsáveis pela condução do estímulo da acupuntura. "A sensação de dor na acupuntura está associada a inserção das agulhas, sendo de pequena intensidade, rápida e, na maioria das vezes, imperceptível", disse.

Como o frio pode travar ou dificultar a circulação do sangue nas articulações e nos músculos, é em função disso que determinadas patologias ou dores surgem com frequência e intensidade maior no inverno. Diante disso, a acupuntura age como poderoso aliado na administração destes problemas, pois promove a circulação da energia, aquece e auxilia na liberação dos neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica.

O médico busca estabelecer um diagnóstico clínico, nosológico e acupuntural logo na primeira consulta do paciente que busca o auxílio do procedimento, além de todos os exames complementares para ter ciência do que é necessário para cada um. De acordo com o diagnóstico, os pontos são selecionados e, após feita uma limpeza da pele, as agulhas são inseridas.