Saúde

Além do protetor solar: veja alimentos que protegem sua pele do sol

Certos nutrientes e suas propriedades ajudam na recuperação e prevenção de problemas relacionados ao sol

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O verão é a época em que as preocupações com a pele ficam mais evidentes. Seja para se proteger do sol ou cuidar dos ressecamentos e queimaduras da pele decorrentes das altas temperaturas, é normal evitar os danos causados pela radiação intensa.

Apesar de ser um dos maiores aliados, o protetor solar não é o único a ajudar na proteção da pele. E uma chave para esse cuidado está na alimentação. Alimentos com funções e nutrientes fotoprotetores estão mais perto do que você imagina e podem ajudar nesse cuidado com a pele, ainda mais nessa época do ano. É importante lembrar que o protetor solar é protagonista frente a esses alimentos, ou seja, um não substitui o outro.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Confira abaixo alimentos com propriedades fotoprotetoras, separados pela Taeq, que você precisa adicionar na sua alimentação para cuidar de sua pele no verão.

Alho pode prevenir queimaduras solares
O ingrediente base de praticamente todos os pratos da culinária brasileira também é um alimento com funções fotoprotetoras! Constituído por grandes quantidades de isoflavona (assim como a maioria das leguminosas, a exemplo da vagem, da soja e da batata), o alho estimula a produção de proteínas da derme e da epiderme, reforçando a barreira cutânea da pele. Em suma: pode abusar do alho à vontade!

Damasco, um alimento importante para a regeneração da pele
Não somente o damasco, mas todos os alimentos ricos em antioxidantes ajudam a regenerar a pele e diminuem os efeitos nocivos do sol. Os mais alaranjados - como a cenoura, o mamão e a manga - são fontes da principal vitamina que atua nesse sentido (a vitamina A) e de betacaroteno - pigmento carotenóide antioxidante que pode ser transformado em vitamina A quando decomposto no organismo.

Obs.: Folhas verde-escuras como o agrião, a couve e o espinafre, também são compostas por betacaroteno, mas em menores quantidades.

Castanhas, nozes e amêndoas: fonte de vitamina E
As oleaginosas são fundamentais para a saúde da sua pele! Por serem uma das principais precursoras de vitamina E, elas dificultam a entrada de raios ultravioletas e bloqueiam a luz solar - fazendo com que as células da pele não absorvam a radiação. Para quem ainda não sabe, os raios UV são extremamente nocivos à saúde, podendo desenvolver problemas oculares e até mesmo câncer de pele. Por isso, incremente a sua alimentação com avelãs, pistaches e todas as oleaginosas que você julgar saborosas!

Cacau é composto por flavonóides e antioxidantes
Além de melhorar o humor, controlar a ansiedade e produzir o chocolate, o cacau também é benéfico para a pele. Os flavonóides presentes em sua formação promovem maior resistência da pele aos raios ultravioleta, além de terem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Ou seja, o seu consumo está mais do que liberado!