Saúde

Alimentação das crianças nas férias: veja como manter uma rotina saudável

Nutricionista dá dicas para ter um cardápio equilibrado neste período

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O período de férias escolares é uma época que foge bem da rotina: as crianças viajam, passeiam com amigos e conhecem lugares novos. Porém, neste momento, o cuidado com a boa alimentação dos pequenos não pode ser deixada de lado, apesar da grande vontade que eles têm de consumir doces e fast-food's

Para ajudar os pais nesse desafio, a nutricionista Saridiele Oliveira dá dicas de como fazer a criançada manter uma alimentação equilibrada, saudável e sem restrições desnecessárias. Confira: 

Foto: Reprodução

- Invista nas frutas da estação. Coloque em um lugar visível da casa e que seja de fácil acesso, deixa algumas frutas descascadas e picadas na geladeira.

- Para passeios mais longos, acrescente sanduíches integrais, pastinhas de frango, queijo, grão de bico, guacamole.

- As férias chegam junto com o verão, por isso faça picolé de frutas. Basta bater as frutas congeladas com um pouco de água filtrada ou água de coco, colocar em formas de picolé ou saquinho de sacolé.

- Leve sempre uma garrafinha de água filtrada nos passeios. Para diferenciar, faça água saborizada, com pedacinhos de frutas e até mesmo algumas ervas, como alecrim e hortelã.

- Cozinhar em família. Peça a ajuda do seu pequeno para elaborar uma receita que seja fácil, prática e nutritiva.

- Procure atividades que vão auxiliar nessa mudança de hábitos, como oficina culinárias, passeio ao ar livre, trilhas ou um piquenique em família.

A especialista ressalta ainda que é importante que as famílias tenham atenção nos alimentos consumidos pelas crianças neste momento, principalmente para explicar a importância de serem consumidos com moderação.