Saúde

Alimentação x saúde da unha: dez alimentos que deixam as unhas mais fortes

Para evitar a quebra constante das unhas, você precisa redobrar seus cuidados com a alimentação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer parar de sofrer com unhas quebradiças? Você precisa redobrar seus cuidados com a alimentação, pois a ausência de alguns nutrientes - como vitamina C e ferro - podem contribuir para o agravamento desse problema. Pensando nisso, os profissionais de nutrição do portal Taeq listaram dez alimentos que fazem toda a diferença para saúde das unhas. Confira: 


1- Laranja: rica em vitamina C e antioxidantes como os flavonoides, que, além de atuar na imunidade do organismo, 

ajuda a fortalecer as unhas por contribuir para a manutenção da proteína que a forma.

2- Espinafre: a presença da vitamina C e do ferro em sua composição fazem toda diferença no fortalecimento das unhas. 

3-Morango: ele também é rico em vitamina C. O morango também contribui para a estética por ter o antioxidante antocianina em sua composição, que faz muito bem para a pele por evitar o envelhecimento precoce.

4. Arroz integral: rico em silício, um componente que ajuda a aumentar a produção de elastina, colágeno e queratina - três substâncias que fazem com que as unhas cresçam mais rápido e de forma saudável.

5. Ovo: conta com vitaminas do complexo B. Em geral, esses nutrientes são muito lembrados por serem benéficos ao sistema nervoso e também ajudam a evitar que as unhas se quebrem com facilidade.

6. Quinoa: a boa concentração de zinco - mineral que ajuda a melhorar o sistema imunológico -, das vitaminas do complexo B e as doses de ferro é que fazem com que a quinoa seja indicada para o fortalecimento das unhas. 

7. Carne: a presença de vitaminas do complexo B e de zinco faz com que as carnes ajudem a fortalecer as unhas. Prefira consumir versões mais magras.


8. Feijão: rico em vitamina C, ferro e vitaminas do complexo B, nutrientes importantes para o fortalecimento das unhas. 

9. Aveia: ajuda a fortalecer as unhas - assim como o cabelo - por ser rica em cálcio, zinco e magnésio. Este último nutriente, inclusive, contribui para evitar quebras e melhorar o crescimento por influenciar na produção de queratina.

10. Banana: por ser rica em biotina, a banana também contribui para o fortalecimento das unhas. Essa substância aumenta a produção de queratina, proteína indispensável para impedir a sua quebra e enfraquecimento.