Saúde

Alimento dos deuses: 13 razões para consumir cenoura regularmente

A cenoura é rica em carotenoides, flavonoides, vitaminas e minerais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer ter uma alimentação saudável sem gastar muito? Consumir frutas, verduras e legumes do mês é uma alternativa. A cenoura, por exemplo, faz parte da safra de agosto e o seu consumo traz vários benefícios para saúde. A cenoura é rica em carotenoides, flavonoides, vitaminas e minerais. 

A nutricionista Adriana Stavro listou 13 benefícios de consumir esse vegetal. Confira: 


1- Saúde ocular

A deficiência da vitamina A pode resultar em xeroftalmia, uma doença progressiva que causa cegueira noturna ou dificuldade em enxergar quando os níveis de luz são baixos. Além da Vitamina A, as cenouras também contêm os antioxidantes luteína e zeaxantina, e a combinação dos dois ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, outro tipo de perda de visão. O betacaroteno também ajuda a proteger os olhos do sol e reduz os riscos de catarata.

2- Prevenção de câncer

Muitas espécies reativas de oxigênio, radicais superóxido (O2-), hidroxila (OH-), peróxido de hidrogênio (H2O2), oxigênio singleto (1O2),podem aumentar o risco de vários tipos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Evidências indicam que o consumo de frutas e vegetais com propriedades antioxidantes se correlaciona com risco reduzido de câncer, pois combatem os radicais livres.

Os efeitos antioxidantes dos carotenoides na dieta, pigmentos amarelos, laranja e vermelhos, presentes em cenouras e outros vegetais podem reduzir esse risco. A luteína e a zeaxantina são dois exemplos desses carotenoides. No estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition (2015) os resultados mostraram relação entre dieta rica em carotenoides e um menor risco de câncer de próstata.


3- Cabelo saudável

As cenouras fornecem vitaminas vitais ao cabelo, tornando os fios mais fortes, espessos e brilhantes.

4-Perda de peso

Se você está em uma dieta de perda de peso, deve incluir alimentos como as cenouras, que possuem fibras solúveis e insolúveis. As fibras levam mais tempo para ser digerida e assim, promovem saciedade prolongada.

5- Regula pressão sanguínea

No estudo de 2011 que avaliou os benefícios do suco de cenoura, mostrou diminuição da pressão arterial sistólica em 5%. Os nutrientes presentes no suco, incluindo fibras, potássio, nitratos e vitamina C, foram citados para auxiliar neste efeito.


6- Dentes e gengivas

A mastigação de cenoura promover a limpeza bucal.

7- Previne constipação

A quantidade significativa de fibra alimentar presente, desempenha um papel importante na manutenção da boa saúde digestiva. A fibra torna as fezes volumosas, o que ajuda a passar suavemente pelo trato digestivo e evita condições como constipação.

8- Controle de diabetes (DM)

A cenoura é um alimento com baixa calorias, alto teor de fibras e relativamente baixo em açúcar. Por esse motivo, apresenta baixa pontuação no índice glicêmico (IG). Isso pode ajudar as pessoas com diabetes a entender quais alimentos aumentam seus níveis de açúcar no sangue.

Em uma revisão de 2018, os autores concluíram que consumir fibra, especialmente fibras de cereais, pode ser benéfico para redução na incidência de desenvolver diabetes tipo 2. Estes alimentos também podem ajudar indivíduos com DM2 a gerenciar seus níveis de açúcar no sangue

9- Saúde do coração

O alto teor de fibras da cenoura também melhora a saúde do coração, removendo o excesso de colesterol LDL das paredes das artérias e dos vasos sanguíneos. De acordo com o livro "HealingFoods", as cenouras contêm uma forma de cálcio facilmente assimilável pelo organismo, que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL.

10- Benefícios para a pele

Além do betacaroteno, luteína e licopeno, o alto teor de silício da raiz pode promover unhas e pele saudáveis. Para aproveitar ao máximo do seu valor nutricional, prefira o consumo da cenoura crua.

A presença de antioxidantes e minerais essenciais como o potássio contribui para prevenir a degradação celular, mantendo a pele saudável e jovem.O betacaroteno presente no vegetal é convertido em vitamina A, a qual promove uma pele firme, elástica e saudável. A cenoura também protege sua pele contra o ressecamento (comum no inverno). Beba suco de cenoura regularmente para manter seu corpo e pele hidratados.

11- Aumenta a imunidade

O sistema imunológico é fortemente influenciado pela ingestão de nutrientes, especialmente a vitamina C. A vitamina C mantida em altos níveis na maioria das células, pode auxiliar muitos aspectos da resposta imune. As cenouras são fontes deste nutriente, portanto, inclua este vegetal na sua rotina alimentar para fortalecer seu sistema imunológico.

12- Antioxidantes

Os antioxidantes ajudam o corpo a remover os radicais livres, moléculas instáveis que podem causar danos às células. O corpo pode eliminar muitos radicais livres naturalmente, mas quando ingeridos na dieta podem ajudar, especialmente quando a carga oxidante é alta.

13- Saúde óssea

As cenouras contêm vitamina K e pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Isso contribui para a prevenção da osteoporose.