Saúde

Amargo e nutritivo: conheça os benefícios ao consumir a planta medicinal jurubeba

Jurubeba auxilia na saúde do sistema gastrointestinal

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na jurubeba? Essa planta medicinal nativa nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, é altamente rica em vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo. Além disso, por possuir folhas de sabor amargo e frutos amarelo-esverdeados, ela também pode ser incluída na alimentação. Pensando nisso, o portal Taeq separou quatro benefícios ao consumir a jurubeba no dia a dia. Confira:

Ter ação antioxidante é um dos principais benefícios da jurubeba

Assim como outras plantas medicinais, a jurubeba se destaca por ter uma forte ação antioxidante - ou seja, ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Os antioxidantes, para quem não sabe, são importantes para a saúde da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e também têm ação anticâncer a longo prazo.

Jurubeba ajuda a tratar problemas digestivos e evita a formação de gases

Outro grande benefício da jurubeba é auxiliar na saúde do sistema gastrointestinal. Isso porque, além de ser fonte de fibras insolúveis, ela possui substâncias terapêuticas que estimulam a digestão, evitam a acidez no estômago (sendo útil para tratar gastrite, por exemplo), contribuem para a saúde do intestino e reduzem as chances de formar gases intestinais.

Planta tem ação diurética, auxiliando na desintoxicação do organismo na diminuição de focos de inchaço

A jurubeba também se destaca por funcionar como importante diurético natural isto é, evita o acúmulo de líquidos no organismo, ajudando a eliminar focos de inchaço, e também contribui para fazer uma desintoxicação no fígado. Por conta disso, inclusive, essa planta é muito indicada para o preparo de chás e sucos detox no dia a dia.

Jurubeba tem ação anti-inflamatória, descongestionante e cicatrizante

Para tratar hepatite, bronquite e outros problemas de inflamação, a jurubeba também funciona como grande aliada, sabia? Isso porque ela apresenta ação anti-inflamatória e ajuda a amenizar dores. Além disso, possui substâncias descongestionantes, auxiliando no tratamento de gripes e resfriados, e tem potencial cicatrizante, sendo indicada para o preparo de cataplasmas para recuperar feridas e acnes na pele.