Saúde

'Amigo' do corpo: saiba benefícios de comer mamão regularmente

Além de ser rico em fibras e vitaminas A e C, ele pode ser consumido das mais diferentes formas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Muito mais do que uma deliciosa fruta, o mamão deve estar sempre presente na alimentação daqueles que desejam ter uma vida saudável. Além de ser rico em fibras e vitaminas A e C, ele pode ser consumido das mais diferentes formas.

Foto: reprodução
O mamão também é um importante aliado quando o assunto é perder peso, como afirma a nutricionista Adriana Àvila ao Portal Taeq. "Elas podem substituir a pimenta como tempero junto a outras sementes secas e trituradas e também podem ser usadas para produzir geleias", destacou.

Ainda tem dúvidas sobre o porquê você deve incluir o mamão na sua alimentação? Confira sete benefícios listados pelo Portal Taeq!

1- Adeus, intestino preso!
O fruto auxilia no combate à prisão de ventre, já que possui enzimas que facilitam a digestão dos alimentos, ajudando a normalizar o trânsito intestinal.

2- Fonte de energia
O consumo de mamão te dará mais energia para praticar as atividades do dia a dia, segundo o Portal. A digestão do alimento produzirá glicose, o que fornecerá energia para as outras células do corpo.

3- Prevenção de doenças cardiovasculares
 A fruta ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos, por meio da ação de uma de suas substâncias, o potássio. Por isso, o mamão ajuda a deixar a pressão sanguínea estável e previne doenças cardiovasculares.

 4- Fortalecimento do sistema imunológico
 Por ser rico em vitamina A, o fruto auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, responsável por prevenir doenças.

 

 5- "Amigo" dos ossos fortes

 De acordo com o Taeq, a vitamina A presente no alimento também participa do desenvolvimento dos ossos do corpo, fortalecendo-os e atuando na prevenção da osteoporose.

 6- Proteção da pele

 Também por ser rico em vitaminas A e C, o mamão ajuda a manter a pele jovem e saudável.

 7- Dentes conservados

O consumo adequado da fruta auxilia na formação saudável dos dentes, fazendo com que cresçam da forma correta. Além disso, ele também age na manutenção do esmalte dos dentes.