Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Anticoncepcional masculino é bem-sucedido em fase de testes

O produto, que bloqueia o fluxo de esperma, pode ser uma solução, potencialmente reversível, para os homens que desejam evitar a vasectomia

Redação iBahia • 07/02/2017 às 23:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Um contraceptivo masculino que está passando pela fase de testes foi bem-sucedido em macacos. Um estudo publicado nesta terça-feira revelou que o gel injetável se mostrou eficaz para prevenir a gravidez. O produto, que bloqueia o fluxo de esperma, pode ser uma solução, potencialmente reversível, para os homens que desejam evitar a vasectomia. A ideia é que o teste em humanos seja feito já nos próximos anos.

Enquanto as mulheres contam com várias opções de controle da natalidade, os homens têm possibilidades limitadas: os preservativos e uma solução a priori definitiva, a vasectomia. Esta última consiste em um procedimento cirúrgico para a secção de um segmento dos ductos deferentes, por onde transitam os espermatozoides, para impedir que o esperma se una ao fluido ejaculado durante o ato sexual.

Cientistas americanos estão desenvolvendo uma possível alternativa, um gel chamado Vasalgel, que demonstrou ser efetivo em coelhos e, agora, também nos macacos rhesus, mais próximos aos humanos. Injetado nos tubos que conduzem o esperma ao pênis, o gel atua como uma barreira física que bloqueia esse fluxo.

Dezesseis macacos adultos foram tratados com o gel injetável nos ductos deferentes, no California National Primate Research Center. Os animais, que vivem ao ar livres com fêmeas de fertilidade comprovada, foram monitorados por um período de até dois anos, incluindo pelo menos uma temporada reprodutiva.

"Os machos tratados não tiveram nenhuma concepção desde as injeções de Vasalgel", afirmam os cientistas em um artigo publicado na revista especializada Basic and Clinical Andrology.

A taxa de gestação esperada nas fêmeas que vivem com o grupo deveria ter sido, a princípio, de algo por volta de 80%, segundo os cientistas.

Os animais toleraram o gel, que apresentou poucos efeitos colaterais, diz o estudo. Um dos 16 macacos apresentou sintomas de granuloma espermático (acúmulo no canal deferente), uma complicação registrada, segundo os cientistas, em 60% dos casos de vasectomia em humanos.

A reversibilidade do método ainda não foi testada nos macacos, apenas nos coelhos, com a remoção do gel com uma solução de bicarbonato de sódio.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde