Saúde

Azedinho e nutritivo: conheça setes benefícios ao consumir o limão na alimentação

Fruta melhora a qualidade da pele, impedindo a degeneração das células e o aparecimento de rugas e marcas de expressão

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? O limão é um fruto cheio de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, além de ser rico em vitamina C, minerais e antioxidantes. Ele que é muito utilizado na cozinha, no preparo de saladas, carnes, sucos, tortas e mousses, possui diversos benefícios para a nossa saúde. Confira:

Combate gripes e resfriados
O limão possui uma grande quantidade de vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades.

Possui efeito detox no organismo
Presente na alimentação detox, o limão possui propriedades que ajudam a limpar o corpo, favorecendo o processo digestivo e a absorção de outros nutrientes. Esse efeito ainda é capaz de desinchar o corpo.

Previne o envelhecimento precoce
Por ser uma perfeita fonte de antioxidantes, a fruta melhora a qualidade da pele, impedindo a degeneração das células e o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Fonte também de vitamina A, o limão mantém a pele hidratada e limpa por mais tempo.

Diminui os riscos de câncer
Os compostos químicos presentes na fruta, tal como os "limonoides", são responsáveis por atuar na diminuição das células cancerígenas, causadoras do câncer de pele, mama, pulmão, boca, estômago e cólon.

Faz bem ao coração
O mineral potássio torna o limão essencial para diminuir os níveis da pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, reduzindo as chances de infarto ou derrame.

Previne a anemia
O limão também possui o ferro em sua composição, sendo ideal para prevenir a anemia, diminuir a fadiga, tontura e dores de cabeça causadas pela deficiência do mineral no organismo.

Favorece o emagrecimento
Além de desintoxicar o organismo, a fruta também possui fibras alimentares em sua composição, sendo importante para garantir saciedade, ajudar a diminuir as medidas e ainda favorecer o processo digestivo, impedindo a constipação e prisão de ventre.