Saúde

Barbear-se todo dia faz mal para a saúde da pele do rosto; entenda

Hábito é comum, seja por uma questão de higiene, seja devido às exigências do trabalho

Redação Dino

Ter um rosto barbeado é fundamental para alguns homens que prezam por apresentar nenhum fio de barba sequer, por perceberem um visual mais limpo e com um aspecto de limpeza e higiene. Aliás, existem alguns trabalhos que exigem peles faciais totalmente lisas. O que não esperavam é que há pouco tempo foi provado que fazer a barba todo dia é extremamente prejudicial para a saúde da pele do rosto.

O alerta foi dado pelo famoso dermatologista americano Jeffrey Benabio para o site The Derm Blog, que comparou o ato de fazer a barba ao de esfoliar a pele, podendo causar inflamações, foliculite, cravos, espinhas e o ressecamento da pele ocasionando alergias severas. Jeffrey Benabio chegou à conclusão de que o ideal é que seja dado um intervalo de 48 horas entre cada barbear para deixar o rosto descansar.

Outros cuidados também são importantes, como fazer uso de um bom creme pré e pós-barba indicado a cada tipo de pele. O tipo de lâmina, aparelho de barba ou barbeador elétrico também deve respeitar o tipo de pele e apresentar sempre a limpeza das laminas e dos aparelhos.

Mas para quem precisa estar barbeado todos os dias, os especialistas recomendam a depilação a laser. Este tipo de tratamento diminui consideravelmente a necessidade do homem de fazer a barba e ajuda a amenizar os danos sofridos. Salientando que esse método é definitivo, bloqueando o crescimento dos fios para sempre.