Saúde

Beldroega: confira cinco benefícios ao consumir a planta medicinal regularmente

A beldroega tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo muito indicada para amenizar dores e até tratar picadas de inseto

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )
- Atualizada em

Quer adotar hábitos saudáveis? Você precisa inserir a planta medicinal beldroega na sua alimentação. Esse vegetal muito encontrado em solo brasileiro é altamente rico em vitaminas, cálcio e ferro. Pensando nisso, a Taeq separou cinco benefícios ao consumir a planta regularmente. Confira: 

Foto: Reprodução

Beldroega tem alto teor de ômega 3

Por ter alto teor de ômega 3 (gordura "do bem") em sua composição, a beldroega é muito indicada para controlar os níveis de colesterol e garantir o bom funcionamento do sistema circulatório. Além disso, esse ácido graxo cumpre função importante no cérebro, pois ajuda na transmissão de impulsos nervosos e garante um bom funcionamento cognitivo. 

É fonte das vitaminas A, B, C e antioxidantes

Pertencente ao grupo dos micronutrientes, as vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e devem fazer parte da alimentação de todos. A boa notícia é que a beldroega fornece vitaminas A, C e do complexo B, que fortalecem a imunidade (prevenindo gripes e resfriados), o sistema nervoso e cardiovascular. As vitaminas A e C, em especial, atuam como antioxidantes ou seja, combatem a ação dos radicais livres, protegendo a estrutura das células.

Planta é rica em cálcio, ferro, potássio e magnésio

Assim como as vitaminas, os minerais também são indispensáveis em qualquer dieta. A beldroega fornece cálcio - importante para a formação e fortalecimento dos ossos e dentes; ferro, responsável pelo transporte de oxigênio entre as células, potássio indispensável para a saúde dos músculos, ossos e do sistema cardiovascular, magnésio importante para o transporte de energia e funcionamento dos hormônios. 

Tem propriedades diuréticas, analgésicas e anti-inflamatórias

Assim como todas as plantas medicinais, a beldroega possui propriedades terapêuticas que podem ser úteis em diversos momentos. Ela atua, por exemplo, como diurético natural, eliminando as toxinas dos rins e garantindo a limpeza do organismo. Por isso, inclusive, essa planta é muito indicada para compor receitas detox.

Além disso, a beldroega tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, sendo muito indicada para amenizar dores e até tratar picadas de inseto neste caso, costuma-se preparar um cataplasma com a planta para tratar a ferida.

Como usar a beldroega na cozinha

Para consumir a beldroega no dia a dia, a nossa sugestão é apostar no preparo de chás. Basta fazer uma infusão com as plantas e prontinho! Além disso, a beldroega pode ser usada em sucos, vitaminas, sopas, saladas, risotos, omeletes e massas para dar mais sabor e acrescentar em termos nutricionais.