Saúde

Bem-estar em primeiro lugar: veja os nutrientes que ajudam a viver melhor

A escolha dos nutrientes em nossas refeições faz toda diferença

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Muito se tem falado sobre manter a saúde mental, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, o que poucas pessoas sabem é que a alimentação pode ser um excelente aliado neste processo para alcançar o bem-estar. A escolha dos nutrientes em nossas refeições faz toda diferença. Por isso, o iBahia separou uma lista com x nutrientes que podem te ajudar a viver melhor

1- Vitaminas do Complexo B: a vitamina B1 é responsável por garantir o bom funcionamento do sistema nervoso, auxiliando na captação de informações, mensagens e estímulos neurológicos. A B6  permite o transporte de ferro pelo organismo, mineral responsável pela oxigenação do corpo. Já a vitamina B12 contribui para redução de quadros de estresse, ansiedade e depressão. Essas vitaminas podem ser encontradas em bife de fígado, mariscos, salmão, batata, inhame e grãos integrais. 

2-Vitamina D: ela é responsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no nosso organismo e é essencial para a saúde dos ossos. Além disso, também é importante para manter o organismo equilibrado e a saudabilidade da mente. A vitamina D pode ser adquirida pegando pelo menos 15 minutos de sol - entre 10h e 15h - por dia ou consumindo alimentos como ovo cozido, leite e sardinha. 

3- Ferro: ele é responsável pela manutenção do sistema imunológico e contribuem para a saúde do corpo, pois produz colágeno e elastina. Esse nutriente auxilia o bom funcionamento das funções do cérebro e músculos, atua no fortalecimento do cabelo e das unhas e ainda atua na redução do risco de doenças. O ferro é encontrado em carnes vermelhas, peixes, beterraba, gema de ovo, leguminosas, cereais oleaginosas e vegetais verdes. 

4- Triptofano: esse aminoácido atua na formação da serotonina, hormônio responsável por reduzir sensações de ansiedade e tristeza. O triptofano ajuda a regular o humor. Cacau, banana, nozes, castanha, peixe, ovos, leguminosas e sementes são ótimas fontes de triptofano. 

5- Carboidratos: eles fornecem energia para o corpo desempenhar diversas funções. Além disso, eles agem para o bom humor, já que produzem a serotonina, que proporciona bem-estar e tranquilidade. Você deve optar por cereais integrais, batata doce, lentinha e grão de bico.