Saúde

Benéfico para a saúde: conheça quatro razões ao consumir o chá urtiga

Um dos principais benefícios do chá de urtiga é ter ação anti-inflamatória

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar no chá de urtiga? Originário da planta urtiga, ela é altamente rica em diferentes vitaminas, minerais e agentes antioxidante. Além disso, serve para tratar vários problemas na pele e organismo. Feita a partir da folha da erva, essa bebida deve ser consumida ainda quente e pode ser incrementada com diferentes especiarias (como mel e canela). Ficou interessado (a)? Conheça  quatro razões para consumi-lo regularmente. Confira:

1. Chá de urtiga tem ação anti-inflamatória e diurética

Um dos principais benefícios do chá de urtiga é ter ação anti-inflamatória isto é, ajuda a aliviar dores de garganta, amenizar infecções e também a tratar reumatismo e artrite (problemas nos ossos e articulações) a longo prazo. Essa bebida também funciona como excelente diurético, eliminando as toxinas do organismo e impedindo o acúmulo de líquidos. O chá de urtiga é muito indicado, por exemplo, para diminuir inchaços e aliviar dores.

2. Urtiga-branca é fonte de antioxidantes que fazem bem para a pele

Usada no preparo do chá, a urtiga-branca é uma erva que se destaca por ser rica em compostos antioxidantes. Essas substâncias inibem a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e garantindo mais saúde e elasticidade à pele. Os antioxidantes também fazem bem para os cabelos, unhas e fortalecem o sistema imunológico.

3. Ajuda a tratar problemas no sistema urinário

Por ter ação anti-inflamatória, a urtiga é ótima para tratar infecções urinárias e ajuda a manter os rins em bom funcionamento. As substâncias diuréticas presentes na planta, inclusive, garantem a eliminação de ácido úrico, sódio, ureia e outras toxinas pela urina prevenindo, assim, possíveis problemas no sistema urinário.

4. Chá de urtiga estimula o apetite e afasta o cansaço

O chá de urtiga, para quem não sabe, também é ótimo para levantar os ânimos em dias mais corridos e cansativos. Isso porque ele possui substâncias medicinais que abrem o apetite e afastam a fadiga mental e muscular. Uma boa dica é tomar uma xícara desse chá à tarde, durante o trabalho, para desintoxicar o organismo e aumentar a produtividade.