Saúde

Cabeça tá ok? Veja cinco estratégias para trazer o bem-estar à rotina

Tópicos podem ser aplicados ao dia a dia e ajuda na organização de diversas atividades

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A saúde mental é um grande desafio do mundo moderno. Com o período da pandemia isso ficou ainda mais evidente, e obrigou quase toda a população a readaptar a rotina em relação a trabalho, estudo e até lazer. Por isso, é importante buscar artifícios para cuidar da cabeça no dia a dia.

“O corpo segue a mente. A mentalidade é importante quando se trata de criar hábitos saudáveis, como treinar de forma consistente e ter uma dieta equilibrada”,

explica Liora Bels, especialista em bem-estar do aplicativo de exercícios físicos Freeletics. Ela selecionou cinco estratégias para ajudar na sua rotina. “Essas atitudes ajudam a aliviar o estresse e trazem equilíbrio às situações do dia a dia. Para começar, é preciso desenvolver uma mentalidade de sucesso”, resume.

1. Escreva sua programação

“É muito mais provável que você adote hábitos saudáveis, como se exercitar ou meditar, se definir em quais dias serão feitos. Faça com que sejam parte da sua programação semanal e siga-a da melhor maneira possível”, recomenda Liora. “Seja realista e não se estresse se uma vez ou outra precisar fazer reajustes, mas certifique-se de planejar qualquer sessão adiada para que ela não seja esquecida”, completa. 

2. Domine a situação

“Prepare-se mentalmente na noite anterior, seja para uma reunião difícil, uma sessão de treino ou qualquer outro evento”, destaca a especialista. Para Liora, não importa se essa preparação for verificar o que será preciso para o treino ou simplesmente adiantar uma refeição, essa é uma tática bem fácil e que vai poupar tempo. “Ao fazer isso, você pode ter uma boa noite de descanso, dormir mais e se recuperar do dia de treino”, explica.

3. Pense em seus objetivos

Segundo a especialista, às vezes, desenvolver hábitos duradouros exige que você supere barreiras mentais e pense em seus objetivos de longo prazo. “Se você não gostar do treino que tem de fazer e estiver preso nessa batalha mental, tente fazer um bom aquecimento e reavaliar como se sente. Às vezes, simplesmente mover o corpo desperta essa motivação extra. Você também pode adaptar sua rotina de treinos para adequá-la à sua necessidade”, recomenda. 

4. Seja positivo

Liora destaca que, se algo estiver te causando ansiedade, é necessário ser gentil consigo mesmo e adotar uma atitude mental positiva. Algumas estratégias para momentos assim incluem:

  • Dividir seu "problema" em marcos importantes
  • Observar cada conquista
  • Falar consigo mesmo de forma positiva

5. Durma bem

Priorize seu sono. “Dormir entre 7 e 9 horas por noite vai te ajudar a se recuperar melhor e com mais rapidez e a lidar com situações difíceis com mais facilidade”, conclui a especialista.