Saúde

Cabelo radiante no verão: conheça os benefícios do cronograma capilar

Tratamento é importante para manter a reposição de água, proporcionar maciez e conservar a integridade da fibra capilar

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Para muitos, o verão é a época ideal para aumentar os cuidados em algumas partes do corpo, e um dos pontos mais pensados pelas mulheres sobre esse assunto é como manter a saúde do cabelo. Para ajudar nisso, você pode optar pelo cronograma capilar, que funciona como um tratamento saudável para cuidar dos fios na época mais quente do ano. 

Foto: Reprodução

O processo, que já foi usado por artistas como Deborah Secco, Carolina Dieckmann, Giovanna Lancellotti, Sophia Abrahão e Isabeli Fontana, consiste em um esquema montado em três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução dos fios.

Segundo o cabeleireiro Olivier Costa, apesar das propriedades naturais presentes no cabelo, esse tratamento é importante para manter a reposição de água, proporcionar maciez e conservar a integridade da fibra. 

O cronograma capilar se destina a todas as pessoas que utilizam processos químicos como coloração, descoloração, escovas progressivas ou alisamentos em geral. Além disso, serve para quem está com cabelos desgastados pela ação do tempo ou utilização de ferramentas térmicas, como prancha e secador.

Oliver Costa lembra ainda que é preciso ter, após o tratamento, alguns cuidados em casa, usando máscaras nutritivas uma vez por semana, por exemplo, já que elas têm como base óleo de argan ou macadâmia.

Mas o profissional alerta também que pular etapas do tratamento, utilizar produtos químicos em excesso e expor o cabelo à condições climáticas desfavoráveis prejudicam o processo do cronograma capilar. O ideal é que você busque orientação com um profissional para adequar o procedimento às suas necessidades individuais.