Saúde

Campanha: 15% dos brasileiros que têm o vírus HIV não sabem, diz ministério

Ministro da Saúde divulgou os dados nesta sexta-feira para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro

Constança Tatsch, da Agência O Globo
Dos 900 mil brasileiros que carregam o vírus do HIV, transmissor da Aids, 15% (135 mil pessoas) não têm consciência disso. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, em evento na manhã desta sexta-feira, em Brasília.
A pasta divulgou os dados sobre a incidência de HIV/Aids na população por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro. O número de contaminados continua subindo no país: há um ano eram 866 mil pessoas.
— O desafio é diagnosticar esses casos. Aí, vou aumentar o número total, mas é uma epidemia oculta. Os casos existem e o que precisa é fazer o diagnóstico. Esse é o nosso desafio para os próximos anos — afirmou Gerson Fernando Pereira, diretor do departamento de doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis 
De acordo com os dados apresentados nesta sexta-feira, de 900 mil pessoas com HIV, 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antiretroviral e 554 mil não transmitem o HIV. A nova campanha vai focar na população jovem, reforçando a importância da prevenção, testagem e tratamento: "Se a dúvida acaba, a vida continua".
Transmissão Vertical
Durante o evento foi anunciado que o município de São Paulo receberá certificação da eliminação da transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê.