Saúde

Ceia de natal: conheça os alimentos mais calóricos e saiba como evitar engordar

A nutricionista Raquel Lopez listou dicas de como aproveitar a ceia sem exageros

Revista ABM

De acordo com os nutricionistas, é possível saborear as ceias natalinas sem precisar, necessariamente, sair da dieta. Basta não exagerar.

Mas como é uma época de confraternização, festas, férias e verão, com encontros regados a comida e bebida é sempre bom controlar a gula e o apetite. A nutricionista Raquel Lopez, especialista em transtornos alimentares, obesidade e cirurgia bariátrica, dá algumas dicas para aproveitar as ceias de final de ano sem exageros.

“Dividir os momentos de celebração com familiares e amigos é sempre especial. e outros fatores estão envolvidos. Costumo orientar que não precisamos abrir mão da ceia, mas sempre existe a opção de fazermos escolhas mais saudáveis ao montar o prato, afinal é uma época de muita comilança. E entre a falta e o excesso, o equilíbrio é suficiente”, orienta a nutricionista.
Foto: revista ABM
Os pratos mais calóricos sãos os ricos em carboidratos, tais como arroz natalino, farofa natalina, o pão metro, as roscas, os panetones, as sobremesas e as bebidas alcoólicas.

Para quem está no processo de emagrecimento: optar pelas proteínas (peru, tender, chester, pernil) e, no máximo, um ou dois carboidratos. Exemplo: peru + arroz natalino OU farofa natalina + salada. Pode caprichar na salada.

Para a sobremesa: normalmente as ceias de final de ano são caprichadas em doces - mas não precisa comer um pouco de cada. O melhor é escolher apenas uma e, de preferência, que tenha fruta (veja abaixo dica de receita de mousse de chocolate)

Para os que possuem restrições alimentares, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, ou outros que precisam controlar a dieta, é necessário cuidado com a quantidade de sal, optar por retirar a pele e a gordura aparente das aves, e evitar pratos com fritura e sobremesas com açúcar.

Algumas dicas:

• PETISCOS:
Queijos, frutas desidratadas, palitos de cenoura, azeitona, molho pesto, oleaginosas (castanha do Pará, nozes, castanha-de-caju);

• SALADAS: mix de folhas, salada de bacalhau com grão de bico, salpicão (ver receita de salada de bacalhau abaixo);

• BEBIDAS: Água com gás (pode espremer limão), suco de uva integral, sucos da fruta, chás gelados (não industrializados), refrigerantes caseiros (receitas abaixo);

• PROTEÍNAS: Preferir a parte do peito, que possui menos gordura, e sempre tirando a pele. Preferir preparos assados, grelhados ou cozidos.
Foto: revista ABM
Dicas de suco e chás - após as festas

A nutricionista alerta que os sucos detox não são milagrosos e não vão emagrecer ninguém, mas podem ser consumidos ao retomar para uma alimentação mais saudável, após as comilanças de final de ano. “O principal benefício dos sucos detox, nesse período, é desinchar”, orienta Raquel. (ver receitas abaixo)

Chás diuréticos também são recomendados e sempre opte por usar a folha e não os sachês: amora, dente de leão, carqueja, oliveira, cavalinha, salsa, alcachofra, hibisco, anis estrelado, sabugueiro, louro.

Receitas

Refrigerantes caseiros

FANTA UVA CASEIRA!

Ingredientes:

750g de uva roxa sem caroço
3/4 xícara de água mineral sem gás
Sumo/suco de 1/2 limão
Água com gás até completar o copo

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque as uvas, a água sem gás e o suco do limão. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos. Quando começar a ferver, a água vai ficando roxa e as uvas amolecidas. Comece a amassar as uvas com um espremedor (aqueles de batata servem). Deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos, retire do fogo, espere esfriar e leve ao processador ou liquidificador. Triture bem por uns 2 minutos e coe em seguida. Leve esse concentrado de uva que se formou para a geladeira e deixe gelar bem.
Após gelar coloque gelo num copo, despeje o concentrado na uva até a metade do copo e complete com água com gás.
Adoce se achar necessário – dica para adoçar de forma saudável:  açúcar de coco, xilitol, eritritol

REFRIGERANTE DE HIBISCO

Ingredientes:

Água com gás
Chá de hibisco concentrado
Pedras de gelo

Modo de preparo:

Coloque 500ml de água mineral numa panela e quando começar a levantar fervura, coloque 3 a 5 colheres de sopa da flor de hibisco seca (que se compra em casas de produtos naturais). Abafe por 5 minutos e depois deixe esfriar.
Encha 1/3 do copo do chá concentrado e complete com água com gás + gelo. Adoce se achar necessário, optando por xilitol, eritritol, açúcar de coco.

SPRITE CASEIRA

Ingredientes:

Sumo/ suco de 1/2 limão siciliano
Sumo/ suco de 1/2 limão Tahiti
500ml de água com gás
Pedras de gelo
Adoce a gosto (costumo colocar 1 colher de sopa de xilitol)

Modo de preparo:
Misture os ingredientes ou pode bater no liquidificador e sirva!

TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes da massa:

1 xícara de leite desnatado (para umedecer)
2 colheres de sopa de cacau em pó
3 ovos
Adoçante natural ou açúcar de coco a gosto
2 colheres de sopa de farinha de trigo (peneirada)
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo da massa:
Bata as claras em neve, em seguida acrescente a gema uma a uma e continue batendo. Acrescente os demais ingredientes (menos o leite) e siga batendo até ficar homogêneo. Unte uma forma com farinha e despeje a massa. Leve ao forno pré aquecido à 180°C por 15 minutos.

Ingredientes do mousse:

200g de chocolate meio amargo
1/2 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de cacau em pó
12g de gelatina incolor sem sabor
4 ovos inteiros
Adoçante natural ou açúcar de coco a gosto

Modo de preparo do mousse:

Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite, o adoçante e o cacau em pó. Hidrate a gelatina de acordo com a recomendação da embalagem e misture cuidadosamente a gelatina com as claras em neve aos demais ingredientes. Umedeça o bolo com o leite reservado e coloque o mousse por cima do bolo. Deixe gelar por 6 horas e salpique cacau em pó na hora de servir.



SALADA DE BACALHAU COM GRÃO DE BICO

Ingredientes:


1/2 kg de bacalhau cozido e desfiado
1/2 kg de grão de bico cozido al dente
2 cebolas grandes cortada em cubos
2 tomates grande picados
Azeitonas pretas a gosto
Azeite e vinagre e a gosto
Sal a gosto
Salsinha/cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o bacalhau por 20 minutos, reserve. Cozinhe o grão de bico na água do cozimento do bacalhau por 30 minutos até ficar al dente. Coloque tudo em uma travessa grande e vá acrescentando os outros ingredientes,misture bem e sirva frio, de preferência no outro dia.

SUCO DETOX

Ingredientes:


1 folha de couve
1 limão inteiro
1 pedaço pequeno de pepino japonês
1 mação picada
300ml de água de coco

Modo de preparo:


Bater tudo no liquidificador e tome sem coar e logo após ser feito, para não oxidar e amargar.