Saúde

Cerca de 5% da população mundial usou drogas recentemente, diz ONU

Relatório mostra que 30 milhões de pessoas dependem de narcóticos

Agência O Globo

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) diz que cerca de 5% da população mundial usou drogas pelo menos uma vez nos últimos anos e que um total estimado de 30 milhões de pessoas dependem de narcóticos até o ponto de precisar de tratamento. O planeta tem hoje mais de 7 bilhões de habitantes.


O relatório anual do Departamento de Drogas e Crime da ONU, divulgado nesta quinta-feira, também diz que 25% das mortes anuais relacionadas a drogas acontecem nos Estados Unidos. O documento informa que as taxas de mortalidade continuam a aumentar, chegando a mais de 52 mil óbitos em 2015.

O novo relatório diz que dos quase 12 milhões de pessoas em todo o mundo usam drogas injetáveis, 1,6 milhão vivem com HIV e 6,1 milhões de humanos têm hepatite C. No geral, três vezes mais pessoas que usam drogas morrem de hepatite C (222,000) do que de HIV (60,000). O relatório enfatiza que o acesso ao tratamento contra hepatitie C permanece muito caro e fraco.

Segundo a ONU, os opióides, como a heroína, foram o tipo de droga mais nocivo e representaram 70% do impacto negativo da saúde associado aos distúrbios do uso de drogas em todo o mundo.