Saúde

Ciência explica por que chocolate causa enxaqueca

Um grupo encontrou uma relação entre as crises de enxaqueca e a flora intestinal dos pacientes que sofrem com o problema

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
Sabe aquela velha frase de que tudo que é bom engorda? Então, talvez substituir o “engorda” por “dá enxaqueca” seja possível. O chocolate, por exemplo, além de engordar pode ser um dos causadores de dor de cabeça para quem sofre com este problema.
Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego encontrou uma relação entre as crises de enxaqueca e a flora intestinal dos pacientes que sofrem com o problema.Chocolate é um alimento rico em nitrato e a digestão dessa substância leva à produção de outro derivado, o óxido nítrico. E, para a maioria das pessoas, isso ajuda na saúde cardiovascular, dilatando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação. O problema é que esse aumento de fluxo do sangue aumenta o risco da enxaqueca aparecer.Dessa forma, para quem tem enxaqueca, o nitrato seria processado de um jeito diferente, possivelmente levando a uma produção maior de derivados como o óxido nítrico.