Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Cinco dicas para combinar saúde e sabor no preparo das saladas

Ela pode ser preparada a partir de diferentes tipos de legumes e vegetais, por isso é rica em nutrientes

Redação iBahia • 31/10/2020 às 12:35 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Para uma vida saúde, os indivíduos devem investir em saladas nas refeições diárias. Ela pode ser preparada a partir de diferentes tipos de legumes e vegetais, por isso é rica em nutrientes. Além disso, a salada é super leve e versátil.
Quer deixar sua salada mais atraente e saborosa? Veja as cinco dicas listadas pelo Comitê Umami, organização responsável por divulgar o quinto gosto do paladar humano. Confira:
Troque o básico pelo mais gostoso
Em vez de apostar nas convencionais receitas com alface, que tal inovar na preparação? É possível combinar as folhas tradicionais com queijos, castanhas, frutas e legumes, por exemplo. Experimente acrescentar queijo parmesão e tomate-cereja à preparação. O queijo dá um toque gourmet à refeição e o tomate deixa a salada mais apetitosa e colorida.
Varie nos molhos
Nem sempre o vinagre e o azeite são os queridinhos, por isso variar os molhos pode ser uma ótima opção. Uma dica é usar o caldo do limão e pêssego grelhado com cebolinha e creme de leite. O limão oferece um toque cítrico ao prato e o pêssego quebra a acidez da fruta. Outra alternativa rica é a mistura do molho shoyo com azeite de oliva, suco de limão e gengibre ralado.
Prefira preparações coloridas
Quanto mais colorido for o prato, mais nutritivo e saboroso ele será. Entre as opções de folhas, as mais versáteis são alface, acelga, endívia, rúcula, agrião e couve. Você também pode incrementar a receita com legumes e tubérculos cortados em pequenas fatias, como cenoura, beterraba, batata-doce e até mandioquinha. As combinações deixam a preparação colorida e ainda mais atraente.
Invista também na saúde
É possível criar pratos totalmente novos com ingredientes pouco comuns que, além de proteger o organismo, agregam muito sabor. O cogumelo e o milho, por exemplo, realçam o sabor de qualquer salada. Além disso, o cogumelo contém beta-glucano, que estimula o sistema imunológico, e o milho é um potente antioxidante com alto teor de fibras, que auxilia na manutenção do trato intestinal.
Escolha proteínas
Incluir proteínas nos pratos é uma ótima dica para completar a preparação de forma equilibrada, além de acrescentar uma sofisticação gastronômica aos ingredientes da salada. Experimente acrescentar peito de frango desfiado, atum, salmão, sardinha ou até cortes magros de carne vermelha para dar um toque especial ao prato. Além de terem baixo teor de gordura, proporcionam uma salada mais completa e equilibrada.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia