Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cinco locais não óbvios com aulas de yoga em Salvador

Museus, praças, condomínios com atividades abertas para o público e diversos outros locais inusitados abrem alas na capital baiana para a prática do yoga

Redação iBahia • 06/08/2019 às 23:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em um mundo cada vez mais agitado, a busca por atividades como a Yoga (ou Ioga) que remete às noções de calma, equíbrio e bem-estar, têm ganhado cada vez mais adeptos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Ioga, a atividade já é praticada por mais de 500 mil adeptos, em todo o país e prossegue em crescimento acelerado. Só em 2019 houve um crescimento na procura de 18% face a 2018, como afirma a plataforma Fixando.

A prática é conhecida por unir aspectos físicos, mentais e, para muitos, também espirituais. Originário da Índia há mais de 5000 anos, o termo, que significa unidade e conexão, foi amplamente difundido no Oriente com o propósito principal de reconectar essências através da respiração correta, posturas e meditação.

Os beneficios físicos e mentais comprovados vão desde a concentração e redução dos níveis de estresse até maior flexibilidade e força muscular. A técnica milenar que desenvolve a unidade entre corpo e mente é a prática de atenção plena mais antiga do mundo. Dentro dela, é possível conhecer diferentes subpráticas, como a Yoga Hatha, Ashtanga, Vinyasa, Yvengar e Krya, as mais populares no Brasil.

Confira mais sobre os diferentes tipos de Yoga no vídeo abaixo:
[youtube sdIrGbz-uFY]

A capital baiana, conhecida como a terra da animação, também sabe encontrar os seus momentos de respirar fundo e lembrar que pausar também é estar fazendo (frase de Vanessa Brunt). Seja para quem já pratica a técnica ou para quem está pensando em incluí-la na rotina, Salvador une aulas inspiradoras de Yoga que prometem agradar os mais diferentes públicos.

Com opções que vão desde opções gratuitas até yoga para crianças, as aulas ainda acontecem em espaços inusitados e possíveis de tranquilizar ainda mais o corpo e a mente. Namastê!

1. Amanhecer com Yoga no Palacete das Artes |@palacetedasartes
O Palacete das Artes (saiba mais sobre o local na lista de museus de Salvador que são mais que museus) fica localizado no bairro da Graça e sedia, entre outros eventos culturais, o projeto intitulado Amanhecer com Yoga, comandado pela professora Carla Dantas.

Foto: Divulgação

O evento, que acontece sempre nas manhãs de domingos, tem como objetivo compartilhar com os soteropolitanos os espaços da cidade, ampliando as opções de lazer, entretenimento e cultura em ambientes fora do comum, tornando essas experiências ainda mais ricas e interessantes.

As classes de yoga acontecem nos jardins e varandas do Museu e são opções para os moradores da Graça e arredores conectarem-se com o mundo da Yoga. As aulas envolvem, além dos exercícios de postura, força e flexibilidade, técnicas respiratórias, de concentração e meditação com momentos de reflexão, acolhimento e silêncio que geram um aprendizado muito além dos benefícios físicos alcançados com a prática.

☌ A profesora Carla Dantas mantém na sua página do Facebook atualizações inspiradoras sobre os encontros de Yoga no Palacete das Artes e faz o convite para quem deseja participar das aulas, bastando levar algo para forrar o chão.

☌ Endereço: Rua da Graça, 284, Graça
☌ Telefone: 71 3117-6987/6984
☌ Horário das aulas: domingos, das 8h30 às 9h30
☌ Calendário: Facebook e Instagram.
☌ Gratuito

2. Yoga no Viver no Vivendas do Imbuí | @yoganoviver
O projeto Yoganoviver acontece no Espaço Ecológico Árvores do Vivendas, no final do condomínio Vivendas do Imbuí. O local sedia uma Horta Comunitária, que surgiu a partir da iniciativa do grupo de Yoga de fazer algo para construir um mundo melhor.

Leia mais:

Foto: Reprodução

O Yoga no Viver destaca, principalmente, a integração da prática do Yoga nas ações do cotidiano. A ideia tomou forma e conta hoje com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

As aulas ultrapassam os exercícios de posturas físicas, intituladas Asanas. Elas promovem a investigação de hábitos e comportamentos que são aperfeiçoados através da meditação.

No espaço, os alunos vivenciam uma experiência desenvolvida de forma integral, em uma proposta que foge dos esteriótipos e busca fortalecer as relações em grupo e a autonomia individual.

☌ O projeto oferece, além das aulas de Yoga, horários gratuitos de meditação e café da manhã compartilhado totalmente natural. Também estão inclusas atividades de plantio, rega, reciclagem, oficinas e compostagem, entre outras atividades na Horta Comunitária (clique aqui e saiba mais). O espaço também oferece aulas experimentais gratuitas e desconto na matrícula para moradores do condomínio.

☌ Endereço: Imbuí, 41720000
☌ Telefone: (71) 99901-2712
☌ Horário das aulas: terça, às 19h30; quarta e sexta, às 6h30; e quinta-feira, às 19h30 e 18h.
☌ Para mais informações (e preços): Facebook ou telefone.
☌ Com aulas experimentais gratuitas

3. Yoga no Sports House | @hctsurf

Que tal praticar Yoga em um hub de experiências? O Sports House é um espaço inspirado no surf e em grande conexão com a natureza. É no HTC Experience the SurfLife que acontecem as aulas de Yoga, localizadas perto da Praia do Flamengo e rodeadas de coqueiros.

Foto: Divulgação

A casa funciona como um centro de experiências que mescla atividades ao ar livre à beira mar e na parte interior. O Sports House é responsável pelas aulas de Yoga, já o Surf House oferece treinamentos especializados para os veteranos no esporte e treinos específicos para quem está iniciando no surf.

O centro conta ainda com um complexo de 4 lojas com opções de vestuário a acessórios esportivos e a área de eventos sedia tanto os projetos próprios de música e esportes até possíveis reuniões corporativas.

☌ A prática do Yoga contribui para que os atletas alcançem melhores resultados. Veja mais sobre o assunto clicando aqui.

☌ Endereço: Rua Desembargador Manoel de Andrade Teixeira,
QD35 LT02 – (Ao lado do Lôro) – Praia do Flamengo,Salvador
☌ Telefone: (71) 99687-6019 | (71) 2137-2885
☌ Horário das aulas: segunda e quarta, das 18h15 e 19h45; e terça e quinta, 07h e 8h30.
☌ Para mais informações (e preços): Facebook ou telefone.

4. Yoga para Crianças no Atelier da Alma | @atelierdaalma
O Atelier da Alma tem como característica ser um espaço holístico fértil, localizado no bairro de Pituba. Além das oficinas e esportes para o público infantil, o local disponibiliza aulas de Yoga para pequenos a partir dos 3 anos de idade.

Foto: Divulgação

O Yoga para crianças é desenvolvido a partir de elementos lúdicos que conectam o yoga com o universo infantil, propiciando um maior estado de calma, concentração e equilíbrio, além de um melhor entendimento das questões emocionais.

O desenvolvimento de tais habilidades beneficia as relações com amigos e familiares, além de preparar as crianças para interagir com o mundo atual de uma forma mais equilibrada.

☌ O espaço oferece também aulas de Yoga direcionadas aos adolescentes na faixa etária entre 12 a 16 anos. A proposta é ser suporte para o alinhamento da saúde do corpo e da mente, ajudando os jovens a

☌ Endereço: Rua São Paulo, 682, Ed. Residencial Letur, 2º andar – Pituba
☌ Telefone: (71) 3248-3246
☌ Horário das aulas: segunda e quarta, das 8h20 às 9h; e terça e quinta, das 17h30 às 18h10 e 18h40 às 19h20.
☌ Para mais informações (e preços): Facebook​ ou telefone.

5. Yogalah na Orla do Jardim de Alah |@yogapaulareis​
O projeto Yogalah é comandado pela professora Paula Reis e as aulas abertas acontecem na Orla do Jardim de Alah, mais uma das belas paisagens da capital baiana que são um convite para a prática de Yoga ao ar livre.

Foto: Divulgação

Para quem deseja mais contato com a natureza, o projeto da instrutora de Hatha Yoga acontece nas tardes de sábado na beira-praia, com aulas totalmente gratuitas e sem a necessidade de inscrição prévia. Para participar, basta levar algo para forrar o chão.

☌ A Hatha Yoga trabalha a atenção no momento presente e ajuda a focar nele energia desnecessariamente gasta em algum futuro incerto ou em prisões do passado.

☌ Endereço: Praia Jardim de Alah, Costa Azul
☌ Telefone: não há telefone disponível
☌ Horário das aulas: sábado, das 17h às 18h
☌ Para mais informações: [email protected] ou Instagram.
☌ Gratuito

Conteúdo em parceria com o site Não Óbvio

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde