Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cinco sinais de que seu corpo precisa de um detox

Começo de ano pode ser uma boa época para mudar hábitos e dar um restart no organismo

Redação iBahia • 03/02/2020 às 1:57 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Está se sentindo exausta (o), meio pra baixo e com o rendimento ruim? Segundo a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, esses podem ser sinais de que seu corpo precisa de ajuda, ou seja, precisa de um “restart” para voltar ao seu funcionamento adequado. “Nosso corpo é uma máquina em funcionamento. Quando ela sobrecarrega, começa a dar sinais de que está precisando de ajuda. Nós só precisamos estar atentos a esses sinais para evitar maiores problemas”, comenta.

Abaixo os cinco sinais de que seu organismo está precisando de um detox:

  • Falta de sono

Devido aos altos níveis de ansiedade antes de dormir e a dificuldade de relaxar e produzir a melatonina (hormônio do sono), você começa a sentir seu corpo reclamando. As consequências? Dias improdutivos, falta de concentração, mau humor e frustração que podem afetar até mesmo suas relações sociais.

  • Intestino preso

Esse também é um alerta! Intestino preso é um complicador na saúde. Afinal de contas, precisamos colocar "o lixo para fora" todos os dias. Não só pela sensação de bem-estar, como pela reabsorção de bactérias tóxicas das fezes paradas no intestino, que a longo prazo podem levar a problemas mais graves como a diverticulite ou até mesmo o câncer de colo de intestino.

  • Vontade exagerada de Doces e Massas

Essa é uma forma do corpo nos dizer que o hormônio do estresse está elevado e desregulado. Além de atrapalhar a manutenção/perda de peso saudável, já que comemos mais do que deveríamos, ainda perdemos a autonomia de escolher o que queremos comer. Quando o hormônio "grita" na nossa cabeça, ele está no controle e pode gerar até mesmo uma compulsão alimentar.

  • Desequilíbrios hormonais

Isso acontece devido o acumulo das toxinas e gorduras no nosso corpo, podendo levar a mudanças de humor e diminuição da libido. Muitas vezes, uma boa alimentação, que ajuda na limpeza dessas toxinas, pode melhorar não só a qualidade de vida do indivíduo, como todos os efeitos causados por essa irregularidade.

  • Dificuldade de Perda de Peso

Sabemos que para emagrecer de forma saudável, precisamos de atividade física, equilíbrio emocional e reeducação alimentar. Porém, mesmo quando um paciente encontra esse caminho, muda sua rotina e ainda encontra dificuldades; - seu organismo pode estar precisando desintoxicar. O motivo? Um platô metabólico, que nada mais é que seu organismo com dificuldade de fazer as reações químicas devido ao acumulo de toxinas.

De acordo com a nutricionista, o nosso fígado é um dos órgãos responsáveis pela desintoxicação, e realiza esse processo de limpeza naturalmente. Porém, o nosso metabolismo não está preparado para lidar com tantas toxinas como as que somos expostos hoje. “Nosso organismo costuma fazer um processo de desintoxicação natural, mas ele não está preparado para todas as toxinas que ingerimos hoje. São agrotóxicos, medicamentos, poluição, toxinas causadas pelo estresse, ansiedade, sem falar dos corantes e conservantes químicos presentes na maioria dos alimentos que consumimos diariamente. Por isso, ele precisa de ajuda”, avalia.

Para potencializar esse processo de desintoxicação, Aline sugere protocolos alimentares completos, que devem ser desenvolvidos por um especialista de acordo com cada paciente. “Muito mais do que o famoso suco verde, iniciar um detox é iniciar um processo complexo que precisa do acompanhamento adequado de um nutricionista. Estamos falando aqui de quantidades e sinergias de nutrientes especiais como vitaminas do complexo B, coenzima Q 10, aminoácidos e antioxidantes específicos que vão ajudar o organismo do paciente”, completa a especialista.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde