Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Começando do zero: saiba como mudar seus hábitos alimentares

Manter uma alimentação saudável é indispensável para o bem estar e não significa necessariamente um regime

Redação iBahia • 18/11/2019 às 20:18 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Segunda com "S" de saúde. Começar uma dieta no primeiro dia útil da semana, ainda mais depois de um feriadão, pode ser difícil para muitas pessoas. Mas, manter uma alimentação saudável é indispensável para o bem estar e não significa necessariamente iniciar um regime.

Foto: reprodução

Que tal aproveitar o fim de ano para mudar seus hábitos alimentares? Calma! essa mudança pode acontecer aos poucos. Confira as dicas que separamos com base em matéria publicada pela Taeq.

1- Uma coisa de cada vez: faça mudanças graduais

Ainda que sua alimentação esteja muito ruim, o ideal é não mudar tudo de uma vez, afinal, isso pode aumentar as chances de recaídas. Tenha calma, vá aos poucos. Comece, por exemplo, reduzindo a quantidade de doces e foque nisso até obter uma redução satisfatória. Depois, parta para os outros vilões de sua alimentação.

Nos finais de semana, vale dar uma escapada e comer aquilo que te agrada, mas sempre com moderação.

2-Crie metas e estabeleça seus prazos

Pode até parecer clichê, mas estabelecer metas e prazos é algo essencial para sua organização. Ao começar a eliminar um alimento, pense na quantidade que poderá comer durante o dia e em quanto tempo ficará com esse número antes de reduzir ainda mais. Faça o mesmo com os ingredientes que vai começar a acrescentar no seu prato.

3-De olho no relógio: se alimente de três em três horas

Se alimentar de três em três horas é uma ótima solução para permanecer satisfeito sem comer exageradamente. Esse hábito ajuda a manter os níveis de glicose e aumenta a sensação de estar cheio.

4- Aposte nas frutas e legumes!

Não adianta apenas cortar o que não é saudável. Invista sem medo naqueles alimentos ricos em nutrientes essenciais para nosso organismo, como os legumes, frutas e verduras. O recomendado é consumir seis porções por dia - três de frutas e três de legumes/verduras, mas, se você não tem o costume, comece aos pouquinhos.

5- Opte pelas versão mais saudáveis dos alimentos calóricos

Você não precisa necessariamente cortar aqueles alimentos que gosta se optar pelas versões mais saudáveis. Substitua pelos ingredientes mais "lights". Na hora de fazer bolo, o trigo integral é um ótimo substituto para a farinha, por exemplo, enquanto o leite desnatado e o açúcar mascavo podem ocupar o lugar do açúcar refinado em alguns pratos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde