Saúde

Como anda seu sono? Faça um teste simples para saber

Cansaço, fadiga e alteração de funções cognitivas, como memória e atenção alteram sono

Agência O Globo
- Atualizada em

Basta encostar a cabeça na janela do ônibus que você dorme? Em frente à televisão, nada é tão interessante que te impeça de fechar os olhos? Algo está errado: suas horas de sono podem não estar sendo suficientes.

Segundo a agência BBC, um teste simples criado pelo especialista americano em sono Nathaniel Kleitman permite que se identifique algum deficit de sono. Veja abaixo como fazer.

O otorrinolaringologista Lucas Lemes ressalta que os alertas de distúrbios do sono devem ser averiguados por médicos. Ele enumera os sinais de noites mal dormidas:

— O principal é a sonolência excessiva durante o dia. Além disso, cansaço, fadiga e alteração de funções cognitivas, como memória e atenção. O médico lembra que o tripé para a qualidade de vida vem do sono, alimentação e prática de exercícios.

Efeitos prejudiciais de um sono de má qualidade

Dieta alterada

Estudos apontam relação entre as horas mal dormidas e abusca e consumo de comidas mais calóricas e com menos valor nutricional. Isso pode levar ao sobrepeso.

Risco de acidente

A sonolência resultado dos transtornos do sono aumentam a as possibilidades de sofrer acidente no trânsito. Quem não dorme bem à noite, pode adormecer ao volante.

Baixo rendimento

Dormir bem é essencial para ter energia durante o dia. É determinante para o bom funcionamento do organismo. Se corpo e cérebro não estão descansados, seu rendimento não será dos melhores.