Saúde

Como calcular a hora de dormir? Confira dica para noite de sono perfeita

Cansaço pode estar associado a ciclo do sono interrompido

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quem nunca acordou se sentindo cansado mesmo depois de uma ótima noite de sono? Quando esse tipo de coisa acontece, o comum é pensar que o descanso não foi suficiente, mas na verdade o cansaço pode estar associado ao ciclo do sono. O médico e influenciador britânico, Dr. Karan Raj, compartilhou algumas dicas sobre o assunto em suas redes sociais.

"Toda noite, a sua mente passa por alguns ciclos de sono. Cada um deles começa com o sono leve, depois passa para um sono mais profundo, vai para a etapa do sonho e depois volta para o sono leve", explica em um vídeo compartilhado no Tik Tok. 

De acordo com ele, cada ciclo dura cerca de 90 minutos e as chances de acordar mais disposto são maiores quando se desperta no final de um desses ciclos. Isso acontece porque esse momento do ciclo corresponde ao sono leve, um estado mais próximo do "acordado". 

Para calcular bem a hora de dormir, primeiro é preciso saber o horário de acordar. O correto é "rebobinar" as horas de 90 em 90 minutos até atingir o horário em que você deseja se deitar. Caso deseje levantar às oito horas da manhã, por exemplo, o horário de dormir poderia ser às 00:30, ou seja, cinco ciclos completos e um total de sete horas e meia de sono.