Saúde

Concentração e saúde: nutricionista explica quais alimentos são os aliados do home office

"Quando a gente pensa em foco, a gente tem que pensar em três aminoácidos: teanina, taurina e triptofano", explica Edvania Soares

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Manter a concentração no trabalho e/ou nos estudos nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de home office. Celular, barulhos do ambiente e a própria dinâmica da casa podem roubar com facilidade sua atenção. Dentro desse contexto, a nutricionista Edvania Soares, parceira da Natural One, conta que alimentação pode ser um grande aliado, desde que sejam escolhidos os alimentos certos. 

"Quando a gente pensa em foco, a gente tem que pensar em três aminoácidos: teanina, taurina e triptofano, para dar foco e concentração, mas também mais energia", pontua. 

A especialista explica que, com o homeoffice, os profissionais acabam trabalhando por mais tempo e, em muitos casos, aumentando em muitos casos, o índice de cortisol, hormônio responsável pelo estresse. 

"Para diminuir o hormônio do estresse é importante aumentar o consumo de alimentos como frutas vermelhas, como a framboesa. Além disso, abacate e chás de mulungu e camomila também trazem a sensação de relaxamento".

Para aumentar o foco e concentração, a nutricionista conta que a banana, oleaginosas, o grão de bico e o feijão contém triptofano e teanina e por isso podem colaborar com a atenção.