Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Confira 15 dicas para manter a saúde no inverno

Com as baixas temperaturas, vêm as alergias e infecções virais, como resfriados e gripes

Redação iBahia • 12/07/2017 às 20:45 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O inverno não traz somente o frio. Com as baixas temperaturas, vêm as alergias e infecções virais, como resfriados e gripes. Para tentar evitar ou pelo menos minimizar essas consequências desagradáveis, muitas pessoas costumam manter as janelas bem fechadas e evitar bebidas geladas e sorvetes. Um erro, segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo.

Confira 15 dicas para manter a saúde na estação mais fria do ano.

1. A casa deve ser arejada. Fechar as janelas de casa, principalmente dos quartos, pode acarretar na diminuição da aeração da casa, levando à concentração da poeira. Este material, constituído por 80% de pele humana, cabelos e pelos, aliado à umidade, torna-se um banquete para os ácaros. Ao se alimentarem, os ácaros liberam cápsulas microscópicas fecais que podem agravar ou causar processos relacionados a doenças respiratórias, como asma. A falta de ventilação leva ainda à concentração de esporos de fungos (bolores), que podem agravar essas situações. Por tanto, abra as janelas entre 10h e 17h.

2. Gelado está liberado. Sorvetes, sobretudo os mais calóricos (com chocolate ou leite condensado), não levam a nenhum tipo de doença, como infecções de garganta, resfriados ou gripes. Ao contrário, se tratam de alimentos que podem até evitar várias doenças, quando inseridos numa dieta adequada.

3.
Colocar ou tirar a bacia de água do quarto? O ar seco pode implicar na suspensão de poeira na casa, agravando processos respiratórios. Inicialmente, pode parecer correto deixar uma bacia de água no quarto para aumentar a umidade do ambiente. Mas o aumento da umidade ambiental pode acarretar em um crescimento da população de ácaros (que adoram quartos úmidos) e esses, sim, são capazes de aumentar a incidência de doenças respiratórias.

4. O uso de aparelhos para purificação do ar é recomendado.

5. Evite carpetes ou cortinas, porque acumulam poeira.

6. Use aspiradores de pó que tenham um elemento filtrante do tipo Hepa.

7. Passe no chão panos umedecidos com desinfetantes. Uma boa pedida, em alguns casos, é usar uma mistura de um copo de querosene para dez litros de água.

8. Forre colchões, travesseiros e almofadas com sacos protetores que sejam permeáveis na parte superior e impermeáveis na parte interna, com fechamento por zíper.

9. Afaste a cama da parede.

10. Coloque livros e objetos em armários fechados.

11. Lave muito bem as mãos. Elas servem de vetores para muitos germes, que são os responsáveis pela transmissão de gripes e resfriados, entre outras doenças. Depois de lavar as mãos: enxugar com papel toalha diminui em 40% a quantidade de germes que sobram depois do uso da água e sabão, já secar com jato de ar quente aumenta em mais de 250%

12. Não permita que fumem em ambientes internos. Os fumantes passivos, sem falar nos ativos, podem apresentar diminuição da capacidade de eliminação de substâncias estranhas como germes, poeira, fezes de ácaros, entre outros elementos. Isso pode agravar ou trazer complicações e doenças respiratórias.

13.
Lave os cobertores pelo menos a cada dez dias. Deixe secar muito bem ao sol e guarde em sacos plásticos fechados.

14. Pessoas com problemas respiratórios podem colocar cobertores e agasalhos de lã no freezer por 12 horas (dentro de sacos plásticos). Esse procedimento mata os ácaros, que não aguentam o frio do freezer. Em seguida, guarde as cobertas e os agasalhos em armários protegidos.

15. Evite aglomerações. No inverno, existe uma quantidade de ar frio muito grande, sendo que ele é mais pesado que o ar quente. Isso implica em uma não renovação de ar e acúmulo de poluentes em locais de maior frequência de pessoas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde