Saúde

Confira cinco passos para emagrecer de forma saudável e duradoura

Para nutricionista, um dos pontos essenciais é manter o equilíbrio

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O início de ano simboliza para muitos o momento ideal para emagrecer e conquistar o corpo desejado. Porém, uma das maiores dificuldades nesse processo é manter os resultados obtidos. E é para ajudar nessa meta que a nutricionista Ione Leandro preparou cinco dicas para emagrecer de forma saudável e duradoura. 

Foto: Reprodução

Para Ione, o segredo para emagrecer em definitivo é o equilíbrio: “Dietas muito restritivas podem dar resultado no início, mas a longo prazo não resolvem. Portanto, para perder, e sobretudo manter o peso, é necessário condicionar o cérebro para uma reeducação alimentar, onde alimentação saudável não precisa ser sinônimo de passar fome e abrir mão de pratos saborosos”, explica.

Confira outras recomendações:

1 - Beba água: “Quando o organismo começa a ficar desidratado, o primeiro sinal que envia ao cérebro é de fome, antes mesmo da sede. Portanto, é importante consumir, no mínimo, dois litros por dia”, alerta Ione.

2 - Abandone o sedentarismo: A prática regular de exercícios é essencial para perda e manutenção do peso. Separe 30 minutos para realizar uma atividade física, que além de ter relação direta com o emagrecimento, promove bem-estar. Outra boa opção é trocar o elevador pelas escadas.

3 - Coma devagar: Quanto mais demorar a comer, maior será a saciedade, pois o organismo demora cerca de 12 minutos para entender que está sendo alimentado. “Para evitar repetição, coloque uma garfada na boca, solte o talher, mastigue bem e engula com calma”, recomenda a nutricionista.

4 - Tenha uma boa noite de sono: Durante o sono, hormônios como a leptina, que dá a sensação de saciedade, grelina, responsável pelo apetite, e a insulina, que controla as taxas de glicose no sangue, entram em equilíbrio, ajudando a ingerir apenas o necessário para gerar energia durante o dia.

5 - Diminua os industrializados: Esses produtos possuem diversas substâncias prejudiciais para o corpo, como corantes, aromatizantes, adoçantes, conservantes, antioxidante, entre outros. “Opte por sucos naturais e alimentos de verdade, como verduras, frutas e legumes. Aposte, também, em trocas inteligentes, como o arroz branco pelo integral e barrinhas de cereal por oleaginosas, por exemplo”, finaliza.